“O trabalho com bebês e crianças pequenas exige que as pessoas responsáveis aprendam a ler crianças, uma das tarefas mais complexas que podemos imaginar. Ler entre linhas, ler entre gestos, ler marcas do tempo ou ler sem palavras. A tarefa de interpretar seus sentimentos e suas necessidades, seus modos de pensar, requer uma sensibilidade e uma disponibilidade particular, além de certos conhecimentos específicos acerca do desenvolvimento infantil.”
Neste livro, a autora apresenta uma série de reflexões e de práticas por meio das quais sustenta a importância da cultura na primeira infância e da construção de experiências e bens culturais como um direito. São tratados também temas centrais no trabalho e acompanhamento das famílias dos bebês e das crianças pequenas, assim como é dada orientação e formação para os profissionais que trabalham diretamente com essas faixas etárias. Também são abordadas pela autora as responsabilidades de cada instância social na construção de políticas de fomento à primeira infância. Trata-se de um livro que questiona e reflete sobre o trabalho de todas as instâncias na formação cultural dos bebês. E que nos faz entender a potencialidade e enorme criatividade que está presente em cada ser humano desde os primeiros momentos da vida.
Vale a pena ler também:
Resenha do livro, por Maria Teresa Venceslau de Carvalho, disponível em:
“As crianças abordam os riscos melhor que nós…”, entrevista com María Emilia López, por Eva Martínez, disponível em: https://revistaemilia.com.br/as-criancas-abordam-os-riscos-melhor-que-nos/
“Primeira infância, uma seleção”: seleção de textos sobre a primeira infância publicados pela Revista Emília, disponível em: https://revistaemilia.com.br/primeira-infancia-uma-selecao-2/
Caderno Emília nº 1, 2018: https://revistaemilia.com.br/cadernos-emilia/