Encontros presenciais e MODALIDADE ONLINE
dias 30 de março, 13 e 27 de abril, 11 e 25 de maio de 2023
Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

“Miller é dono daquele campo, Locke daquele e Manning do arvoredo mais adiante. Porém, nenhum deles possui a paisagem. Há uma qualidade no horizonte, da qual nenhum homem é dono; só o é aquele cuja visão pode integrar todas as partes, vale dizer, o poeta.”
Emerson

O objetivo do curso é trabalhar, por meio da leitura de diversos textos filosóficos, modos de se abordar os estudos das infâncias. Os textos servem como apontamentos reflexivos para nos aproximarmos das investigações da criança. Não são textos sobre a criança. Mas textos que nos inspiram a fazer a ponte entre os conceitos e o direcionamento prático de nossas investigações. Exercícios que nos abrem espectros de possibilidades para nos aproximarmos, com substância investigativa, do ser humano em seu início.

Encontros presenciais
Dias 30 de março, 13 e 27 de abril, 11 e 25 de maio de 2023
Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30

Encontro 1 – 30 DE MARÇO – Leitura comentada do texto 1
O texto 1 tratará do problema das imagens e da imaginação na vida social. Por meio dessa aproximação conceitual, discutiremos como a criança opta por uma lógica de percepção sensível da vida imaginária.

Encontro 2 – 13 DE ABRIL – Leitura comentada do texto 2
O texto 2 tratará da instintiva investigação geométrica inerente à nossa consciência. A partir disso buscaremos aproximações com a criança e seu uso natural dessa geometria em seu brincar e especulações.

Encontro 3 – 27 DE ABRIL – Leitura comentada do texto 3
O texto 3 trata da alma e a cidade. O que a cidade tem de alma? Faremos o exercício de buscar, a partir da reflexão do texto, como as crianças tendem e demonstram cultivar a alma nas cidades.

Encontro 4 – 11 DE MAIO – Leitura comentada do texto 4
O texto 4 aborda os atos de consciência. Como esta se comporta diante do mundo fragmentado? O texto nos leva a um modo delicado de observar o fenômeno da consciência. A partir das propostas do autor faremos paralelos de quais as práticas inatas da criança em preservar alguns atos primordiais da observação e da aproximação das coisas.

Encontro 5 – 25 DE MAIO – Leitura comentada do texto 5
O texto 5 trabalhará com uma forma universal contida em muitos mitos. Entraremos pela análise fenomenológica de um símbolo, descortinando todas as suas possibilidades anímicas. O texto será um disparador para sondarmos essa simbólica no ato da criança de vir ao mundo.

Metodologia:

Trabalharemos com leituras comentadas de cinco textos entrando em seus principais conceitos e aproximando-os de nossas práticas de pesquisa com as crianças. Um texto por encontro. Os respectivos textos serão enviados quinze dias antes dos encontros. Os participantes trazem suas reflexões à medida da leitura e aprofundamento nos textos. Nosso propósito é aguçar estudos conceituais que dão base e inspiração para pesquisas de qualidade nas áreas da infância.

Quem pode se interessar | professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e formadores, artistas, pediatras, arquitetos

Observação: Formato exclusivamente presencial, não haverá disponibilidade de acesso a gravação posterior. As aulas não poderão ser gravadas nem em vídeo, nem em áudio.

Gandhy Piorski, Teólogo, Mestre em Ciências das Religiões, Artista Visual, pesquisador nas áreas de produções simbólicas, antropologias do imaginário e filosofias da imaginação. Investigador das práticas das crianças.

Local: Fundação Escola de Sociologia e Política
Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo