Por Dianne Melo
“[…] para ir mais longe e mais fundo, para ter coragem de enfrentar nossos medos,
dúvidas e segredos ocultos, para questionar o funcionamento da sociedade
em relação a nós mesmos e ao mundo,
precisamos aprender a ler de outra maneira,
de uma forma diferente, que nos permita aprender a pensar.”
Alberto Manguel, Notas para uma definição do leitor ideal, 2020.
Sugestões de perguntas disparadoras:
Quais práticas/ intervenções e iniciativas são realmente efetivas para a formação do leitor?
Apesar da BNCC apontar para uma concepção de linguagem mais dialógica, porque as práticas pedagógicas não refletem essa concepção?
Qual o lugar da literatura na escola? Ela está a serviço de que?
Objetivo do curso:
Criar um espaço de diálogo e reflexão crítica acerca do fazer pedagógico para que os participantes ressignifiquem as práticas de leitura literária com crianças, adolescentes e jovens. Pretende-se ainda elucidar como as vivências do Pensar Alto em Grupo, enquanto práticas de letramento, podem contribuir para a formação de leitores críticos e responsivos.
Metodologia:
Esse curso oferece uma combinação de teoria, prática, discussões em grupo e reflexões individuais, visando criar um ambiente colaborativo para a ressignificação das práticas de leitura literária.
A metodologia será o próprio Pensar Alto em Grupo, que consiste numa prática de letramento dialógica, democrática e colaborativa. Também haverá sugestão de leituras prévias de textos teóricos e vivências com textos literários. A proposta é que os participantes possam experienciar a prática, privilegiando a homologia de processos. Encontros dialogados trazendo conceitos teóricos e relacionando-os com a prática de formação de leitores literários.
Quem pode se interessar: professores, coordenadores pedagógicos e formadores que atuam com a educação infantil e com os anos iniciais do ensino fundamental.
Carga horária total: 10 horas
Formato: on-line remoto com acesso a gravações posteriormente.
Datas e horários: 07, 14, 21 e 28/03 das 18h30 às 21h
Encontro 1 – Paradigmas na formação de leitores
Encontro 2 – Ressignificando práticas de leitura literária
Encontro 3 – Desigualdades sociais e formação de leitores
Encontro 4 – Formação de leitores críticos e responsivos (2h30)
Dianne Melo
É fonoaudióloga, especialista em Linguagem e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.
Toda sua carreira de mais de 20 anos, é dedicada ao desenvolvimento da comunicação humana, por meio de atendimentos clínicos, elaboração e implementação de programas de formação e assessoria às escolas e OSCs, desenvolvendo programas de inclusão e de formação continuada para educadores.
Durante 13 anos, atuou em diversas frentes no Itaú Social. Participou da elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos desenvolvidos na área de gestão educacional, educação integral e leitura e escrita, como o Programa Escrevendo o Futuro, Olimpíada de Língua Portuguesa e o Leia com uma Criança. Implementou e coordenou a área de Engajamento Social e Leitura que fomentou diversos projetos relevantes na área do livro, leitura, literatura e biblioteca. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti em 2019 com o Programa Leia com uma Criança no eixo Inovação: Fomento à Leitura.
É membro do grupo coordenador da Rede LEQT – Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos do GIFE e faz parte do Conselho do Instituto Emília. Atualmente, atua como formadora, palestrante, curadora de conteúdos e consultora na LEDUCA – Linguagem e Educação.
Mais informações e inscrições: https://emilia.byinti.com/