Curso fechado

Por Dianne Melo

“[…] para ir mais longe e mais fundo, para ter coragem de enfrentar nossos medos, 

dúvidas e segredos ocultos, para questionar o funcionamento da sociedade 

em relação a nós mesmos e ao mundo, 

precisamos aprender a ler de outra maneira,

de uma forma diferente, que nos permita aprender a pensar.”

           Alberto Manguel, Notas para uma definição do leitor ideal, 2020.

Sugestões de perguntas disparadoras:       

Quais práticas/ intervenções e iniciativas são realmente efetivas para a formação do leitor? 

Apesar da BNCC apontar para uma concepção de linguagem mais dialógica, porque as práticas pedagógicas não refletem essa concepção?

Qual o lugar da literatura na escola? Ela está a serviço de que?

Objetivo do curso: 

Criar um espaço de diálogo e reflexão crítica acerca do fazer pedagógico para que os participantes ressignifiquem as práticas de leitura literária com crianças, adolescentes e jovens. Pretende-se ainda elucidar como as vivências do Pensar Alto em Grupo, enquanto práticas de letramento, podem contribuir para a formação de leitores críticos e responsivos. 

Metodologia:

Esse curso  oferece uma combinação de teoria, prática, discussões em grupo e reflexões individuais, visando criar um ambiente colaborativo para a ressignificação das práticas de leitura literária. 

A metodologia será o próprio Pensar Alto em Grupo, que consiste numa prática de letramento dialógica, democrática e colaborativa. Também haverá sugestão de leituras prévias de textos teóricos e vivências com textos literários. A proposta é que os participantes possam experienciar a prática, privilegiando a homologia de processos. Encontros dialogados trazendo conceitos teóricos e relacionando-os com a prática de formação de leitores literários.

Quem pode se interessar: professores, coordenadores pedagógicos e formadores que atuam com a educação infantil e com os anos iniciais do ensino fundamental.

Carga horária total: 10 horas

Formato: on-line remoto com acesso a gravações posteriormente.

Datas e horários: 07, 14, 21 e 28/03 das 18h30 às 21h


Encontro 1 – Paradigmas na formação de leitores 

Encontro 2 – Ressignificando práticas de leitura literária 

Encontro 3 – Desigualdades sociais e formação de leitores 

Encontro 4 – Formação de leitores críticos e responsivos (2h30)

Dianne Melo

É fonoaudióloga, especialista em Linguagem e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. 

Toda sua carreira de mais de 20 anos, é dedicada ao desenvolvimento da comunicação humana, por meio de atendimentos clínicos, elaboração e implementação de programas de formação e assessoria às escolas e OSCs, desenvolvendo programas de inclusão e de formação continuada para educadores. 

Durante 13 anos, atuou em diversas frentes no Itaú Social.  Participou da elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de programas e projetos desenvolvidos na área de gestão educacional, educação integral e leitura e escrita, como o Programa Escrevendo o Futuro, Olimpíada de Língua Portuguesa e o Leia com uma Criança. Implementou e coordenou a área de Engajamento Social e Leitura que fomentou diversos projetos relevantes na área do livro, leitura, literatura e biblioteca. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti em 2019 com o Programa Leia com uma Criança no eixo Inovação: Fomento à Leitura.

É membro do grupo coordenador da Rede LEQT – Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos do GIFE e faz parte do Conselho do Instituto Emília. Atualmente, atua como formadora, palestrante, curadora de conteúdos e consultora na LEDUCA – Linguagem e Educação.

Mais informações e inscrições:  https://emilia.byinti.com/

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