Caderno Emília nº 3, 2019

Entrevista com Alexandre Martins Fontes. Textos de: Beatriz Helena Robledo, Marcela Carranza, Fabíola Farias, Emily Stephano, Emilia Andrade, María Osorio, Sara Bertrand. Conto de Rodrigo Lacerda. Ilustrações de Roger Ycaza.

O lançamento deste Caderno 3 marca o início das comemorações do 10º aniversário da Emília em setembro de 2020. Chegamos a maioridade e celebraremos este momento com muitas novidades. A primeira delas é a criação da Comunidade Emília em torno da qual pretendemos reunir todas as vozes que durante os últimos anos tem apoiado o nosso Projeto.

A vocação da Emília sempre foi a de compartilhar reflexões, construir redes, produzir conhecimento, agora criamos um espaço onde a participação de todos e a escuta se faz possível. Agilizando e ampliando a nossa comunicação. A sua participação é fundamental e esperamos poder oferecer cada vez mais novidades.

Este Caderno abre com uma entrevista com um dos mais importantes editores brasileiros, Alexandre Martins Fontes, cuja longa trajetória testemunha os dilemas e desafios da edição no Brasil nas ultimas décadas.

Nossos homenageados desta edição: o escritor Rodrigo Lacerda, uma das vozes literárias mais reconhecidas da atualidade e Roger Ycaza ilustrador equatoriano de destaque internacional. A força das palavras e das imagens de ambos são responsáveis pela personalidade e elegância desta edição.

Nomes internacionais como os de Beatriz Helena Robledo, Marcela Carranza e María Osório contribuem com seus textos para ampliar as referências e reflexões sobre mediação e formação de futuros leitores.

Por sua vez, Fabíola Farías traz seu olhar agudo sobre jovens leitores e bibliotecas e Lenice Bueno compartilha uma importante leitura sobre o livro ilustrado de Lawrence R. Sipe.

Para fechar, Sara Bertrand, nossa articulista, escreve sobre suas impressões depois do impacto de sua experiência visitando e dando oficinas na Biblioteca Comunitária Caminhos da leitura em Parelheiros.

Nesta edição, entrevista com Alexandre Martins Fontes. Textos de Beatriz Helena Robledo, Marcela Carranza, Fabíola Farias, Emily Stephano, Emilia Andrade, María Osorio, Sara Bertrand. Conto de Rodrigo Lacerda. Ilustrações de Roger Ycaza.

Bem-vindo a Comunidade Emília!

Boa leitura

Visualizar

Compartilhe

Artigos relacionados

Caderno Emília nº 9, 2023

Caderno Emília nº 8, 2022

Caderno Emília nº 7, 2022