Cartografias dos encontros: Literatura, silêncio e mediação

Conhecida pelo público brasileiro por seu rigoroso e criativo trabalho no campo da leitura e da literatura infantil e juvenil, Cecilia Bajour, em Cartografias dos encontros: Literatura, silêncio e mediação, nos brinda com uma rica e profunda exploração sobre o papel da imaginação, do silêncio e da ficção na mediação da leitura. Os seis artigos aqui presentes trazem uma análise reflexiva sobre questões essenciais no campo da literatura infantil, juvenil e na promoção da leitura.

Se a cartografia é a arte de olhar para um horizonte, entrever nele um território para, então e a partir daí, esboçar representações visuais – imagens silenciosas cuja leitura e decodificação, por parte de um leitor, podem facilitar ou orientar a caminhada –, este livro é um mapa que nos leva ao tesouro de infindos encontros.

Trata-se de uma obra essencial para educadores, mediadores de leitura e todos aqueles interessados em promover uma abordagem mais significativa, generosa e crítica, por oferecer uma visão única e estimulante sobre como a imaginação, o silêncio e a ficção desempenham papéis fundamentais na experiência literária – e, por que não dizer, humana.

Compartilhe

Artigos relacionados

Um pássaro de ar – A formação de mediadores de leitura para a primeira infância

Eu mediador (a) – Mediação e formação de leitores

Clubes de leitura – Uma aposta nas pequenas revoluções