Infâncias e escritas – produção de textos na escola

O livro que abre a coleção Canteiro de Obras é também o primeiro volume de uma série intitulada Infâncias e escritas. O livro Produção de textos na escola é de autoria de Andréa Luize, Andréa Dias Tambelli e Bárbara Franceli Passos, pedagogas com experiência em formação de professores e longa bagagem em sala de aula. A publicação apresenta reflexões sobre o ensino da produção de textos, em classes de educação infantil e anos iniciais e no ensino fundamental, pautadas na concepção construtivistas de aprendizagem e nos estudos sobre a didática que dela se originam. Tem como objetivo contribuir com a inserção das crianças em uma comunidade social de leitores, escritores, falantes e ouvintes, imersos em culturas letradas. Neste livro, as crianças são vistas como escritoras e leitoras, sujeitos ativos e inteligentes, com muitos saberes sobre a língua e sobre as práticas comunicativas em que ela é utilizada. É um convite para que os educadores possam refletir sobre a sua ação pedagógica e buscar caminhos para que as crianças sigam aprendendo.

“A coleção nasce em um momento de bastante complexidade no cenário educacional brasileiro, no pós-pandemia e em um contexto político de extrema desvalorização da escola e da profissão docente. O livro reacende o compromisso ético da escola com a formação de leitores críticos e recupera sua missão original e irrenunciável em formar usuários competentes da leitura e da escrita, capazes de ler e de reconhecer-se como produtores da língua escrita”, destaca Beatriz Gouveia, formadora de professores e assessora de redes municipais e particulares de educação, diretora da Educação Infantil e 1º ano do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, que assina a apresentação do livro Produção de textos nas escolas. Os próximos volumes da série Infâncias e escritas são: 2. Literatura e currículo, 3. Práticas de alfabetização inicial e 4. Leitura e escrita de textos informativos na escola

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O Selo Emília e a Solisluna Editora lançam uma nova coleção de livros chamada Canteiro de Obras que pretende colocar no centro do debate experiências e reflexões dos educadores a partir de suas práticas de ensino, diálogos em sala de aula, análise de atividades, possibilidades e saberes que nascem da prática docente cotidiana.

A coleção visa preencher uma lacuna. Ainda que sejam atores fundamentais, os professores nem sempre são protagonistas no debate sobre educação no Brasil. Muitas vezes suas experiências e reflexões são ignoradas nas grandes discussões. No entanto, revelam-se fundamentais para compreender realidades e encontrar potencialidades frente aos desafios da contemporaneidade. 

O nome, Canteiro de Obras, reflete a perspectiva de que os educadores estão sempre em formação. A coleção quer registrar esse movimento constante de aprendizados, de construção contínua de saberes a partir do chão da escola, um fluxo que é da vida e também da profissão. São textos reflexivos ancorados em vivências, que têm como pano de fundo uma sociedade plural, diversa, a partir de realidades que demandam olhares múltiplos, acolhedores, sem perder de vista as grandes questões sociais, no contexto brasileiro, mas não só.

As autoras 

Andréa Luize é pedagoga e mestre em Educação e Linguagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na Escola da Vila, atuou como professora, formadora e coordenadora na área de Práticas de Linguagem. Foi também coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Alfabetização, ofertado pelo Centro de Formação dessa mesma instituição. Atuou ainda na coordenação do projeto Toda Criança Pode Aprender, do Laboratório de Educação. Participou da elaboração de materiais didáticos para a rede municipal de Salvador (BA). Hoje, coordena o Instituto Vera Cruz e é professora do curso de Pedagogia, ofertando disciplinas com foco no ensino da linguagem oral e da linguagem escrita na Educação Infantil e nos dois anos iniciais do Fundamental. Atua também em projetos de formação e assessorias na área de alfabetização, currículo e didática do ensino da língua. 

Andréa Dias Tambelli é formada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina e Pedagogia pela Unifieo. Fez pós-graduação em alfabetização no Instituto Vera Cruz. É formadora na área de Práticas de Linguagem e ministra cursos sobre práticas de escrita, leitura e oralidade. Participou de grupos de elaboração de material didático para escolas públicas da cidade de Salvador (BA) e para escolas públicas da cidade de São Paulo (SP). Recebeu o título de Professor Nota 10 pela Fundação Vitor Civita no ano de 2014. Atuou como professora de Educação Infantil e atua como professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Bárbara Franceli Passos é pedagoga e já atuou como professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atua como formadora de professores na área de Práticas de Linguagem e realiza cursos sobre leitura, escrita e oralidade em escolas públicas e particulares. É autora de livros didáticos, artigos e cursos online. Membro da Equipe dos Destaques Emília e do Grupo de Trabalho de Novos Projetos, é especialista em Literatura para crianças e jovens pelo Instituto Vera Cruz. 

Onde encontrar

Solisluna Editora

Livraria Martins Fontes

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