Questionário Emília

O Questionário de Proust tem sua origem em um jogo de salão popularizado (embora não idealizado) por Marcel Proust, o ensaísta e romancista francês, que acreditava que, ao responder a essas perguntas, um indivíduo revela sua verdadeira natureza. Baseados nessa célebre sondagem, nós, da Revista Emília propomos um novo questionário para nosso(a)s amigo(a)s leitore(a)s, para conhecê-lo(a)s melhor!

1. Qual o aspecto mais marcante de você como leitor(a)?

Sou leitora devota e quando falo de devoção quero dizer que leio com a mesma intensidade com que escrevo, ou seja, como se esse livro tivesse sido escrito, como se a conversa que ele propõe me comprometesse intimamente. Talvez por isso cada livro seja uma viagem, uma possibilidade de pensar, imaginar, sentir.

2. Qual é a qualidade que você mais admira em um livro?

Admiro a inteligência em geral e a dos livros em particular. Essa lucidez que eles têm de abrir novas linhas de pensamento. Os livros que admiro são aqueles que me oferecem a possibilidade de encontrar a diversidade, precisamente porque o que me separa dos outros não é apenas aquela diferença perfeitamente visível (raça, cultura, classe social) mas uma macula que vai tingindo cada um dos meus entendimentos, dos meus preconceitos aos meus conhecimentos, desde o momento em que nasci em um país, bairro, família e cultura particular. Portanto, adoro os livros que me oferecem a possibilidade de quebrar minhas próprias barreiras e dar um salto na compreensão da natureza humana e do mundo.

3. Qual sua principal característica como leitor(a)?

Impaciente, adicta, politicamente comprometida. Ou seja, os livros fáceis, lineares, pobres em especulações, caminhos imaginados ou que fogem da conversa humana, me produzem enorme frustração (daí a minha impaciência). Por outro lado, sou fascinada por livros cuja voz narrativa mostra compromisso, aqueles que não se recusam a ir até os limites que se propuseram a explorar. Geralmente são livros mistos, onde os gêneros estão à serviço da narrativa, usados ​​como ferramentas criativas e não como camisa de força. Todo bom livro que li é um livro que gostaria de ter escrito.

4. O que você mais valoriza em um personagem?

A complexidade. Os tons que vão do claro ao escuro que nem sempre são explicados em uma biografia, mas requerem uma leitura subterranea, menos linear. Personagens como os seres humanos geralmente somos, cheios de nuances e fendas. Personagens como Voland de El maestro e Margarita de Mikhail Bulgakov, onde se mistura a ternura com a maldade, a sabedoria com o clichê, a magia com o concreto, ou seja, Voland é sedutor, sagaz, inteligente, sombrio e talvez algo inatingível.

5. Qual é a característica que você menos gosta em um livro?

Os feitos sob medida para o “mercado” ou aqueles que são escritos “para”, e esse “para” reúne uma lista enorme de feitiços, mentirosos, porque não é preciso de nada para ler, basta se dispor para fazê-lo.

6. Se fosse um personagem de um livro, quem gostaria de ser? Por quê?

Eu gostaria de construir meu próprio Frankenstein: ter um pouco da labia e da sagacidade de Voland de O Mestre e Margarita de Mikhail Bulgákov ; da sabedoria e tranquilidade de A Formula preferida do professor, do professor Yoko Ogawa; a ironia do personagem da The Fall of Rome, de Anne Carson; uma pitada de coragem e faceirice de Anna Karenina e aquela capacidade de gerar lendas a partir do silêncio (e uma certa truculência) de Archimboldi, personagem do escritor fictício de  Bolaño, em 2666.

7. Em que livro você gostaria de morar? Por quê?

Provavelmente, eu gostaria de morar na casa do professor da Fórmula favorita do professor. É uma típica casa japonesa, onde o jogo de luz está presente em cada um dos seus cômodos, onde tudo é organizado para o pensamento e a reflexão, mas também há espaço para a brincadeira e a boa comida. A literatura japonesa, em geral, me dá fome, querendo experimentar cada um desses pratos indecifráveis ​​e vaporosos, mas acima de tudo, saboreá-los com paciência de artesão.

8. Quem são seus escritores favoritos?

Atualmente, tenho lido mulheres e embora seja difícil para mim escolher “preferidas”, porque não discriminei nomes, mas tenho procurado ler a versão feminina das coisas, minhas últimas favoritas são Zadie Smith; Anne Carson; Inger Christensen; Marguerite Duras e Annie Ernaux.

9. Quem são seus poetas favoritos? Poetas aos quais volto necessariamente sempre que me deparo com a página em branco:

Inger Christensen, Anne Carson, Alejandra Pizarnik e José Watanabe.

10. Que personagem você mais odeia? Por quê?

Não sei se odiei um personagem em particular. Na verdade é que qualquer personagem repugnante, repulsivo ou odioso, se funciona narrativamente, ou seja, se consegue provocar em mim sentimentos de rejeição, geralmente é um personagem que tem um lugar preciso na história. Penso, por exemplo, em Aleksei Karenin, quando li há muitos anos atrás, Anna Karenina, achei ele insuportável, soberbo, machista, mas depois entendi que sem ele a história não teria sido a mesma.

11. Que poema você gostaria de ser?

Eu gostaria de ser do começo ao fim o poemário Alfabeto de Inger Christensen, porque é uma coleção de poemas que vai espanando o mundo desde o pequeno, o mais insignificante, ao grandioso, do escuro ao mais luminoso, uma obra que faz não negar a beleza do mundo que nos rodeia.

12. Qual é a capa de livro de que você mais gosta? Por quê?

A cruzada das crianças de Bertolt Brecht, ilustrado por Carme Sole Vendrell, pois com elegância e sobriedade representa a ausência e o abandono.

13. Por quais personagens literários você tem mais compaixão?

Pelos discriminados, os que estão nessa incômoda fronteira do não pertencimento, os que foram deixados de lado, meninas e meninos sobreviventes das guerras e extermínios, migrações e miséria, personagens que nos lembram que os seres humanos somos capazes de criar beleza, mas também feiura.

14. Cite um poema que você adora.

Todo contacto es crisis, todo tacto es un golpe moderado, de Anne Carson.

15. Cite uma frase de livro que você adora.

Esta es mi última transmisión desde el planeta de los monstruos, de Roberto Bolaño

Compartilhe

Post Author

Autor

  • Sara Bertrand

    Sara Bertrand vive e trabalha em Santiago do Chile. Estudou História e Jornalismo na Universidad Católica de Chile, onde lecionou no curso "Apreciação estética de livros juvenis" no diplomado homônimo da Facultad de Filosofía y Humanidades. Escreve para a Fundación La Fuente e ministra oficinas no Laboratório Emília. Foi vencedora do New Horizons Bologna Ragazzi Awards 2017 com La mujer de la guarda (Babel, 2016); do White Ravens 2017 com No se lo coma (Hueders, 2016); da Medalla Colibrí 2019, com o Manifiesto literal, mujeres impresas (Planeta, 2018); do Prêmio Banco del Libro de Venezuela 2016 com Cuando los peces se fueron volando (Tragaluz, 2015), e em 2018, com La mujer de la guarda. Foi traduzida para o francês, catalão, italiano e português. Seus últimos livros são Afuera (2019, Emecé) e A mulher da guarda (Solisluna/Selo Emília, 2018) – este último tendo obtido o Selo de Distinção da Cátedra UNESCO no Brasil, em 2019.

Artigos Relacionados

A mãe vai e vem? Experiências de leitura literária

A ressignificação da escuridão