BIBLIOGRAFIA

Bibliografia 2024

EQUIPE EMÍLIA, ATUALIZADA EM FEVEREIRO DE 2024

Sob curadoria da Emília, esta seção apresenta uma
bibliografia sobre os principais temas em torno do leitor, do livro, da leitura
e da formação de leitores. O Instituto Emília oferece esta lista aos que
desejam se aprofundar nos estudos e nas práticas relacionadas ao universo do
livro e da leitura.

As menções entre colchetes indicam o idioma de cada edição de acordo com a legenda:

[A] alemão

[Ct] catalão

[E] espanhol

[F] francês 

[I] inglês

[It] italiano

 

[P] português

CRÍTICA

BACON, Betty (ed.). How Much Truth Do We Tell the Children? The Politics of Children’s Literature. Minneapolis: Marxist Educational Press, 1988. 257 p. [I]

BAKHTIN, Mikhail M. Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard, 1978. 496 p. [F] / BAKHTIN, Mikhail M. Teoria y estética de la novela. Barcelona: Taurus, 1989. 522 p. [E]

BAKHTIN, Mikhail M.; MEDVEDEV, Pavel N. The Formal Method in Literary Scholarship: A Critical Introduction to Sociological Poetics. Cambridge: Harvard University Press, 1985. 224 p. [I]

BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970. [F] / BARTHES, Roland. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 200 p. [P]

BECKETT, Sandra (org). Transcending boundaries: Writing for a Dual Audience of Children and Adults. New York: Garland Publishing, 1999. 304 p. [I]

BECKETT, Sandra. Recycling Red Riding Hood. New York: Routledge, 2002. 384 p. [I]

BECKETT, Sandra. Red Riding Hood for all Age: A Fairy-Tale in Cross-Cultural Contexts. Detroit: Wayne State University Press, 2008. 244 p. [I]

BELLORÍN, Brenda; PAZ CASTILLO, Maria Fernanda (org.). Un encuentro con la crítica y los libros para niños. Caracas: Banco del libro, 2001. 188 p. (Colección Parapara Clave) [E]

BÉRTOLO CADENAS, Constantino. Avisos de lectura. Barcelona: Caballo de Troya, 2014. 128 p. [E]

BÉRTOLO CADENAS, Constantino. El ojo critico. Barcelona: Ediciones B, 1990. 198 p. (Sine die, 8) [E]

BÉRTOLO CADENAS, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2015. 239 p. [P]

BLOOM, Harold. EI canon occidental. 9. ed. Barcelona: Anagrama, 2006. 592 p. [E]

BORTOLUSSI, Marisa. Análisis teórico del cuento infantil. Madri: Alhambra, 1985. [E]

BOULAIRE, Cécile et al. Le livre pour enfants : regards critiques offerts à Isabelle Niè res-Chevrel. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2006. 243 p. [F]

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. [P]

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. [P]

BRANTLINGER, P. Crusoe’s Footsteps: Cultural Studies in Britain and America. New York: Routledge & Kegan Paul, 1990. 228 p. [I]

BRAUNER, Alfred. Nos livres d’enfants ont menti: une base de discussion. Paris: S.A.B.R.I., 1951. 179 p. [F]

BRENMAN, Ilan. A condenação de Emília: o politicamente correto na literatura infantil. 1ªed – Belo Horizonte: Aletria, 2012. [P]

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 144 p. (Gato Letrado) [P]

BRUEL, Christian. L’aventure politique du livre jeunesse. Paris: La Fabrique Éditions, 2022. [F]

BULLETIN DU DÉPARTEMENT DES ÉTUDES ET DE LA PROSPECTIVE. Paris: Ministère de la Culture et de la Communication, n. 93, mai. 1992. 6 p. [F]

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil? São Paulo: Brasiliense, 1986. 65 p. [P]

CADEMARTORI, Ligia; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982. 160 p. [P]

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1993. 288 p. [P]

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males – Antonio Candido. IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 91-89, 1999. [P]

CARRASCOZA, João Anzanello. A lírica do consumo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2023. [P]

CERDA, Hugo. Literatura infantil y clases sociales. Madri: Akal, 1982. 208 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César. Censura y LIJ em el siglo XX. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2016. 472 p. (Colección Estudios, 155) [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César. La voz de la memoria (estudios sobre el cancionero popular infantil). Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2005. 190 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; SÁNCHEZ ORTIZ, César (coord.). La palavra y la memoria: estudios sobre literatura popular infantil. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2008. 404 p. [E]

CESARANI, Remo; DE FEDERISCIS, Lidia. La ricerca letteraria e la conternporaneità. Il materiale e l’immaginario. Laboratorio di analisi dei testi e di lavoro critico. Turim: Loescher, 1988. v. 9. 920 p. [It]

CHKLOVSKI, V. A arte como procedimento. In: Teoria da literatura: formalistas russos. São Paulo: Globo, 1970. [P]

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. 5. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. 912 p. [P]

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2002. 287 p. [P]

COLOMER, Teresa M. (org.). Siete llaves para valorar las historias infantiles. 2. ed. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2005. 240 p. [E]

COLOMER, Teresa. Una nueva crítica para el nuevo siglo. Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, ano 15, n. 145, jan. 2002. [E]

COMINO, Sandra. Esto no es para vos: reflexiones sobre el campo de la literatura infantil y juvenil. Buenos Aires: La Bohemia, 2009. [E]

CONNAN-PINTADO, Christiane ; LALAGÜE-DULAC, Sylvie ; PLISSONNEAU, Gersende (dir.). Écrire l’esclavage dans la littérature pour la jeunesse. Pessac : Presses Universitaires de Bordeaux, 2020, 230 p. [F]

CRAMPTON, Patricia. lnternational Board on Books for Young People (IBBY), 1953-1988. In: International Youth Library, Children’s Literature Research and Exchange. First lnternational Conference, April 5-7, 1988. Munich. Proceedings… Seur, Marzo 1991. p. 209-212. [I]

DARBEL, Daniel. L’amour de l’art. Paris : Les Editions e Minuit, 1966. 256 p. (Le Sens Comum) [F]

DEFOURNY, Michel. Le livre et l’enfant : recueil de textes de Michel Defourny. Bruxelles: De Boeck, 2009. [F]

DYBIEC-GAJER, Joanna; KODURA, Małgorzata; OITTINEN, Riitta. Negotiating Translation and Transcreation of Children’s Literature: from Alice to the Moomins. New York: Springer, 2020. 358 p. [I]

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução / tradução: Waltensir Dutra – 6ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2006. [P]

EGOFF, Sheila A. Worlds Within: Children’s Fantasy from the Middle Ages to Today. Chicago: Amer Library Assn, 1988. 339 p. [I]

EGOFF, Sheila A.; SALTMAN, Judith. The New Republic of Childhood: A Critical Guide to Canadian Children’s Literature in English. Toronto: Oxford University Press, 1996. 392 p. [I]

GAIOTTI, Florence. Expériences de la parole dans la littérature de jeunesse contemporaine, Rennes : Presses Universitaires de Rennes, coll. « Interférences », 2009, 301 p. [F]

GALLEGO ALFONSO, Emilia. Sin azafatas diciéndonos qué hacer: consideraciones sobre lectura y crítica. Cuba: Gente Nueva, 2015. 188 p. [E]

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais (1897), trad. Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009. [F] 

GOFF, Sheila A. Thursday’s Child: Trends and Patterns in Contemporary Children’s Literature. Chicago: Amer Library Assn, 1981. 232 p. [I]

GRENBY, Matthew Orville. Children’s Literature. 2nd ed. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014. 288 p. [I]

GRENBY, Matthew Orville. The Child Reader, 1700-1840. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. 320 p. [I]

GRENBY, Matthew Orville; IMMEL, Andrea (ed.). The Cambridge Companion to Children’s Literature. 5nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. 297 p. [I]

GRENBY, Matthew Orville; REYNOLDS, Kimberley. Children’s Literature Studies: a Research Handbook. London: Palgrave Macmillan, 2011. 234 p. [I]

HAHN, Daniel. The Oxford Companion to Children’s Literature. 2nd ed. London: Oxford University Press, 2017. 688 p. [I]

HELD, Jacqueline. L’enfant, le livre et l’écrivain. Paris: Du Scarabee, 1984. 207 p. [F]

HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. 3. ed. São Paulo: Summus, 1980. 240 p. [P]

HILTON, Mary; NIKOLAJEVA, Maria. Contemporary Adolescent Literature and Culture: The Emergent Adult. New York: Routledge, 2016. 180 p. [I]

HOLLINDALE, Peter. Ideology and the Children’s Book. Oxford: Thimble, 1988. 22 p. [I]

HOODGLAND, Cornelia. Real “Wolves in those Bushes”: Readers Take Dangerous Journeys with Little Red Riding Hood. Canadian Children’s Literature, v. 73, p. 7-21, 1994. [I]

HUNT, Peter (ed.). Understanding Children’s Literature. 2nd ed. London: Routledge, 2005. 225 p. [I]

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil (1991). São Paulo: Cosac Naify, 2010. [P]

HUNT, Peter. Literature for children: contemporary criticism. New York: Routledge, 1992. 209 p. [I]

ILLICH, Ivan. Dans la vigne du texte. Du lisible au visible : la naissance du texte suivi de ABC, l’alphabétisation de l’esprit populaire. Paris : Édittions du CNRS, 2023, 472 p. [F]

IMMEL, Andrea; WITMORE, Michael. Childhood and Children’s Books in Early Modern Europe, 1550-1800. New York: Routledge, 2006. 352 p. [I]

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. vol. 1 Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996. [P]

JAMES, Henry. The Future of the Novel: Essays on the Art of Fiction. New York, 1956. [I]

JEAN, Georges. EI poder de los cuentos. Barcelona: Pirene, 1988. 284 p. [E] / JEAN, Georges. Le pouvoir des contes. Paris: Casterman, 1981. [F]

LACERDA, Nilma; MATTOS, Margareth (org.). Esses livros sem idade. São Paulo: SESI-SP, 2012. 232 p. [P]

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2001. 128 p. [P]

LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. [P]

LUCBERT, Sandra. Défaire voir : littérature et politique. Paris, Amsterdam, 2024, 112 p. [F]

MERCIER-FAIVRE, Anne-Marie ; PERRIN, Dominique (dir.). Métamorphoses en culture d’enfance et d’adolescence : questions de genres. Pessac : Presses Universitaires de Bordeaux, 2020, 370 p. [F]

NANCY, Jean-Luc. Demanda. Literatura e filosofia. Florianópolis: Ed. UFSC; Chapecó: Argos, 2016. [P]

NODELMAN, Perry. Na fronteira entre insinuação e realidade: crianças dentro e fora de álbuns ilustrados. Leitura em Revista, n. 3, out., 2011. [P]

PRINCE, Nathalie (dir). La littérature de jeunesse en question(s). Rennes : Presses universitaires de Rennes, coll. « Interférences », 2009, 250 p. [F]

RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos – CEBRAP, São Paulo, n. 86, mar. 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/nec/a/4twWJzZKqthNjSyHxVnwtTP/?lang=pt . Acesso em 28/03/2023. [P]

SQUILLONI, Anna. No labirinto da palavra: guia de viagem. Trad. Dani Gutfreund. Coleção Cadernos Hexágono. São Paulo: Livros da Matriz, 2023. [P]

TORTONESE, Paolo. La faute au roman : Littérature et morale. Paris : Vrin, 2023, 264 p. [F]

TURRIÓN, Celia. O contrato fantástico. Trad. Dani Gutfreund. Coleção Cadernos Hexágono. São Paulo: Livros da Matriz, 2023. [P]

Espaços de leitura

BRITTO, Luiz Percival Leme. No lugar da leitura: biblioteca e formação. Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2015. http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/wp-content/uploads/2019/04/nolugardaleitura_percivallemesbritto_PDFDIGITAL.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023. [P]

DAHER, Juliana. Leituras e leitores em Espantapájaros. 2017. Dissertação de Mestrado em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. [P]

FERNANDEZ, Cida. O Brasil que lê: bibliotecas comunitárias e resistência cultural na formação de leitores; prefácio: Silvia Castrillón. Olinda: CCLF, Brasil: RNBC, 2018. [P]

GUERRA, Adriano; LEITE, Camila; VERÇOSA, Érica (org.). Percursos formativos: saberes das bibliotecas comunitárias. Vol. 1: Articulação e Vol. 2: Comunicação. Coleção EntreRedes. São Paulo: Ibeac, 2019. [P]

MAYER, Bel S.; ROMÃO, Lilian; ROCHA, Val; MONTEIRO, Zenita (coord.). LiterAção: propostas inovadoras em bibliotecas. Box com 9 volumes. São Paulo: Rede LiteraSampa, Instituto Emília, 2022. [P]

MAYER, Bel Santos. Parelheiros, Idas e Vi(n)das. Ler, viajar e mover-se com uma biblioteca comunitária. São Paulo: Selo Emília, Lauro de Freitas: Solisluna, 2023. [P]

MELOT, Michel. A sabedoria do bibliotecário. Trad. Geraldo Gerson de Souza. Coleção Bibliofilia. São Paulo: Ateliê / SESC, 2019. [P]

MIRET, I. ; ARMENDANO, C. (Org.): Lectura y bibliotecas escolares. p. 83-92. Madrid: OEI-Fundación Santillana, 2011. [E]

PARMEGIANI, Claude-Anne (org.). Libros y bibliotecas para niños. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez-Pirámide, 1987. 236 p. [E]

PATTE, Geneviève. ¿Que los hace leer asi?: los niños, la lectura y las bibliotecas. México: Fondo de Cultura Económica, 2011. 270 p. [E]

PATTE, Geneviève. Deixem que leiam! Rio de Janeiro: Rocco, 2010. 336 p. [P]

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990. [P]

RABOT, Cécile. La construction de la visibilité littéraire en bibliothèque. Villeurbanne : Papiers, 2015, 392 p. [F]

SCHREIBER, Florence (dir.). Bibliothèques, portes et ponts à la fois ?: Autour d’une conférence de Denis Merklen. Villeurbanne : Presses de l’enssib, 2023, 152 p. [F]

Formação de leitores

AGUIAR, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. [P]

ALVERMANN, Donna E. et al. Using Discussion to Promote Reading Comprehension. Newark: International Reading Association, 1987. [I] / ALVERMANN, Donna E. et al. Discutir para comprender. Madri: Visor Libros, 1987. 272 p. (Aprendizaje) [E]

ANDRUETTO, María Teresa. La lectura, otra revolución. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2014. 189 p. (Espacio para la Lectura) [E] / ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. São Paulo: Edições SESC, 2017. [P]

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 208 p. (Gato Letrado) [P]

ARMELLINI, Guido. Come e perché insegnare letteratura. Strategie e tattiche per la scuola secondaria. Bolonha: Zanichelli, 1987. 296 p. [It]

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas Entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 120 p. (Gato Letrado) [P]

BÁRCENA, Fernando. El delírio de las palavras. Barcelona: Herder, 2004. [E]

BÁRCENA, Fernando. Entre pedagogia y literatura. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2013. [E]

BAUDELOT, Christian; CARTIER, Marie; DETREZ, Christine. Et pourtant ils lisent… Paris: Seuil, 1999. [F]

BENATI, NIVES. Nati Per Leggere – Una guida per genitori e futuri lettori. Roma: Officine Grafiche Tiburtine, 2012. [It]

BENJAMIN, Walter. Über Kinder: Jugend und Erziehung. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1969. [A]

BENTON, Michael. Responses to Children’s Literature. In: Symposium of the International Research Society for Children’s Literature, 4., 1978, New York. Proceedings… Exeter: University of Exeter, Sept. 1978. [I]

BENTON, Michael; FOX, Geoff. Teaching Literature: nine to fourteen. Oxfod: Oxford University Press, 1997. 165 p. [I]

BERSTEIN, Basil B. Class, Codes, and Control. London: Routledge, 2009. 266 p. 4 v. [I] / BERSTEIN, Basil B. Clases, códigos y control. Madri: Akal, 1989. 225 p. 3 v. (Akal Universitaria. Serie Educación) [E]

BERTONI DEL GUERCIO, Giuliana. L’ensenyament del text literari. In: COLOMER, Teresa M. (ed.). Ajudar a llegir: la formació lectora a primària i secundària. Barcelona: Barcanova, 1992. p. 87-104. [Ca]

BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. On Learning to Read: The Child’s Fascination with Meaning. New York: Knopf, 1982. 306 p. [I] / BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Aprender a leer. Barcelona: Crítica, 2015. 294 p. [I]

BEZARD, Julie. De la méthode littéraire : journal d’un professeur dans une classe de première. 8e éd. Paris: Vuibert, 2018. 754 p. [F]

BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani; MARTINS, Aracy Alves (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 268 p. (Literatura e Educação, 2) [P]

BRITTON, James Nimmo. The Role of Fantasy. In: Meek, Margaret et al. The Cool Web: The Pattern of Children’s Reading. London: The Bodley Head, p. 40-48, 1977. [I]

BUNBURY, M. (coord.) Children’s Literature: The Power of Story. Melbourne: Deakin University, 1980. [I]

BURLAMAQUE, Fabiane Verardi; ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker. Literatura para crianças e jovens: por um pensamento crítico. Passo Fundo: Ed. UFP – Universidade de Passo Fundo, 2013. [P]

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 128 p. [P]

CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda Books, 2018. [P]

CASSANY, Daniel. Construir la escritura. Barcelona: Paidós, 2012. 408 p. [E]

CASTRILLÓN, Silvia; PETIT, Michèle; ROA URREGO, Paola Isabel. Dos o tres pasos hacia el mundo de lo escrito dos textos y una coda. Bogotá: Asolectura, 2008. 110 p. (Primero el Lector, 1) [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César. Literatura infantil y juvenil y educación literaria. Barcelona: Octaedro, 2007. 190 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.). Literatura infantil. Cuenca: Universidad Castilla-La Mancha, 1990. (Colección Estudio) [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.). Literatura infantil y enseñanza de la literatura. Cuenca: Universidad Castilla-La Mancha, 1992. 128 p. (Colección Estudio) [E]

CHAMBERS, Aidan. Cómo formar lectores. Hojas de lectura. Bogotá, n. 45, abr. 1997, p. 2-9. [E]

CHARTIER, Anne-Marie. La littérature de jeunesse à l’école primaire : histoire d’une rencontre inachevée. In: ZOUGHEBI, Henriette; BERGOUNIOUX, Pierre. La littérature dès l’alphabet. Paris: Gallimard, 2002. [F]

CHARTIER, Roger (org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. 268 p. [P]

CHARTIER, Roger. Formas e sentidos: Cultura escrita: entre distinção e apropriação. São Paulo: Mercado das Letas, 2003. 167 p. (Histórias de Leitura) [P]

COLASANTI, Marina. Como se fizesse um cavalo. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 80 p. (Gato Letrado) [P]

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. [P]

COLOMER; Teresa M. La formacíon del lector literario: narrativa infantil y juvenil actual. Madri: Fundacíon German Sánchez Ruipérez, 1998. 367 p. [E] / COLOMER; Teresa M. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003. 456 p. [P]

COOPER, J. David. Improving Reading Comprehension. Boston: Houghton Mifflin Company, 1986. 394 p. [I] / COOPER, J. David. Cómo mejorar la comprensíon lectora. Madri: Visor Libros, 1998. 464 p. (Aprendizaje) [E]

CORCORAN, Bill.; EVANS Emrys (coord.). Readers, Texts, Teachers. Upper Montclair: Boynton-Cook, 1987. 264 p. [I]

CRUIZIAT, Françoise. Lis-moi ça! Paris: Éditions Universitaires, 1988. 208 p. [F]

DEBUS, E. S. D. Entre vozes e leituras: a recepção da literatura infantil e juvenil. Dissertação (Mestrado). Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. [P]

DEVETACH, Laura. La construcción del camino lector. Córdoba:  Comunicarte, 2008. [E]

DURAN, Teresa. Leer antes de ler. Madri: Anaya, 2002. 144 p. (Cuatro Vientos) [E]

EGOFF, Sheila A. et al (org.). Only Connect: Readings on Children’s Literature. 3th ed. Toronto: Oxford University Press, 1996. 432 p. [I]

FÄHRMANN, Willi; GÓMEZ DEL MANZANO, Mercedes; OLASAGASTI, Manuel. El niño y los libros: cómo despertar una afición. Madri: Ediciones SM, 1979. 153 p. (Cuadernos para educar, 6.) [E]

FERREIRO, Emilia. Acerca de las no previstas pero lamentables consecuencias de pensar sólo en la lectura y olvidar la escritura cuando se pretende formar al lector. Ciudad de México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2002. (Lecturas sobre Lecturas, 3) [E]

FERREIRO, Emilia. Alfabetización: teoría y práctica. 6. ed. Ciudad de México: Siglo XXI, 2011. 204 p. [E]

FERREIRO, Emilia. Cultura escrita y educación. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 2006. 260 p. (Espacios para la lectura) [E] / FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. 180 p. [P]

FERREIRO, Emilia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 96 p. (Questões da Nossa Época, 38) [P]

FERREIRO, Emilia; SIRO, Ana. Narrar por escrito desde un personaje: acercamiento de los niños a lo literario. México: Fondo de Cultura Económica, 2008. 245 p. (Espacios para la Lectura) [E] / FERREIRO, Emilia; SIRO, Ana. Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem: uma experiência de criação literária com crianças. São Paulo: Ática, 2010. 168 p. [P]

FOUCAMBERT, Jean. La manière d’être lecteur : apprentissage et enseignement de la lecture de la maternelle au CM 2. Paris: Bibliothèque Richaudeau, 1996. 144 p. [F] / FOUCAMBERT, Jean. Cómo ser lector. Barcelona: Laia, 1989. 182 p. [P]

GÓMEZ DEL MANZANO, Mercedes. Cómo hacer a un niño lector. Madri: Narcea, 1985. 128 p. [E]

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010. 128 p. [P]

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2011. 125 p. [P]

HUCK’S, Charlotte. Children’s Literature in the Elementary School. 4nd ed. Holt: Rinehart and Winston, 1987. 688 p. [I]

JEAN, Georges. Pour une pédagogie de l’imaginaire. 2. ed. Paris: Casterman, 1976. 288 p. [F]

JOUBERT, Josette (coord.). Former des enfants lecteurs et producteurs de poèmes. Paris: Hachette, 1992. 144 p. [F]

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2007. [P]

LUIZE, Andréa; TAMBELLI, Andréa Dias; PASSOS, Bárbara Franceli. Infâncias e escritas: produção de textos na escola. Coleção Canteiro de Obras. São Paulo: Selo Emília, Lauro de Freitas: Solisluna, 2023. [P]

MARTÍN-BARBERO, J.; LLUCH, G. Proyecto: Lectura, escritura y desarrollo en la sociedad de la información. Bogotá: Cerlalc-Unesco, 2011. [E]

MEEK, Margaret; MILLS, Colin (org.). Language and Literacy in the Primary School. London: Falmer Press, 1988. 300 p. [I]

MEKIS, Constanza. La formacíon del lector escolar: oportunidades desde el entorno familiar, educacional, cultural y social. Zaragoza: Prensas de le Universidad de Zaragoza, 2016. 201 p. [E]

MONTES, Graciela. Buscar indícios, construir sentidos. Trad. Cícero Oliveira. São Paulo/Salvador: Selo Emília/Solisluna, 2020. [P]

NÚÑEZ RUIZ, Gabriel. La educación literaria. Madri: Sintesis, 2001. 2 v. (La voz escrita) [E]

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. O professor de português e a literatura: relação entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino. São Paulo: Alameda, 2013. [P]

PAIVA, Aparecida et. Al. Literatura na infância: imagens e palavras. UFMG, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita,. Brasília Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Belo Horizonte: 2008. [P]

PALEY, Vivian Gussin. El niño que queria ser un helicóptero. El empleo de la narración de historias em aula. Buenos Aires: Amorrortu, 2016. [E]

PATTE, Geneviève. Mais que ’est-ce qui les fait lire comme ça?: l’histoire de la femme qui a fait lire des millions d’enfants. Paris: L’École de loisiris; Arènes, 2015. [F]

PETIT, Michèle. Lecturas: del espacio íntimo al espacio público. México: Fondo de Cultura Económica, 2001. 168 p. [E] / PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013. 168 p. [P]

PETIT, Michèle. Leer el mundo: experiencias actuales de transmisión cultural. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2015. 208 p. [E] / PETIT, Michèle. Lire le monde : expériences de transmission culturelle aujourd’hui. Paris: Éditions Bélin, 2014. 192 p. [F] / PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Trad. Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019. [P]

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: 34, 2009. [P]

REIS, Carlos. Lectura literaria y didáctica de la literatura: confrontaciones y articulaciones. In: MENDOZA FILLOLA, Antonio et al (coord.). Didáctica de la lengua y la literatura para una sociedad plurilingüe del siglo XXI. Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 1997. [E]

RICO, Santiago Alba. Leer con niños. Barcelona: Penguin Random House, 2015. [E]

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009. 104 p. [P]

ROBLEDO, Beatriz Helena. El mediador de lectura. La formación del lector integral. Colección Alas de Colibri. Santiago de Chile: Fundación SM, 2017. [E]

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982. [P]

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. 2010 p. [P]

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone, 2008. 272 p. [P]

SILVA, Vera Maria Tietzmann; TURCHI, Maria Zaira. Leitor formado, leitor em formação. São Paulo: UNESP, 2006. 256 p. [P]

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 128 p. [P]

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. São Paulo: Aymará, 2018. 96 p. [P]

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. Global, 1982/2003. [P]

História da literatura infantil e juvenil

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. 408 p. [P]

BRAVO-VILLASANTE, Carmen. História da literatura infantil universal. Lisboa: Vega, 1977. 213 p. [P]

CANDIDO, Antonio.  Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2010. [P]

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1880). Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2007. [P]

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. Literatura infantil: visão histórica e crítica. 2. ed. São Paulo: Edart, 1982.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 2aed. São Paulo: Global. 2006. [P]

CECCANTINI, João Luís; LAJOLO, Marisa (org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil. São Paulo: Ed. Unesp, 2008. 512 p. [P]

CENDÁN PAZOS, Fernando. Medio siglo de libros infantiles y juveniles en España (1935-1985). Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez-Pirámide, 1986. [E]

CERVERA BORRAS, Juan. Historia crítica del teatro infantil español. Madri: Nacional, 1982. 488 p. [E]

CERVERA BORRAS, Juan. Teoría de la literatura infantil. Bilbau: Mensajero, 1991. 382 p. [E]

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. UNESP, 2002, 160 p. [P]

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. 2. ed. São Paulo: Ática, 2008. 160 p. [P]

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 4. ed. rev. São Paulo: Ática, 1991. 232 p. [P]

CUNHA, Maria Zilda da. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Paulinas, 2009.

DARNTON, Robert. Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso. In: _________. O grande massacre de gatos: e outros episódios da História Cultural Francesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. [P]

FAVAT, F. André. The Child and the Tale: The Origins of interest. Urbana, III: National Council of Teachers of English, 1977. 102 p. (NCTE Committee on Research Report, 19) [I]

GARRALÓN, Ana. Historia portátil de la literatura infantil. Madri: Anaya, 2001. 166 p. [E]

GONZÁLEZ GIL, Maria Dolores. La literatura infantil. In: Congreso nacional del libro infantil y juvenil, 1., 1993, Ávila. El libro y la lectura: memoria. Madri: Asociación Española de Amigos del Libro Infantil y Juvenil, 1994. p. 55-84. [E]

GREEN, Roger Lancelyn. The Golden Age of Children’s Books. Essays and Studies, v. 15, p. 59-73, 1962. [I]

HUCHET, Claire. L’heure joyeuse ? Les Annales de l’Enfance, janvier de 1927, v. 1, n. 3, p. 94-98. jan. 1927. [F]

HUGHES, Felicity A. Children’s Literature: Theory and Practice? ELH. Baltimore, v. 45, n. 3, p. 542-561, 1978. [I]

HUNT, Peter. An Introcuction to Children’s Literature. Oxford: Oxford University Press, 1994. 241 p. [I]

HUNT, Peter. Children’s Literature. Oxford: Wiley-Blackwell, 2001. 360 p. [I]

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 316 p. [P]

HÜRLIMANN, Bettina. Tres siglos de literatura infantil europea. 2. ed. Barcelona: Juventud, 1982. 347 p. [E]

JAN, Isabelle. Essai sur la littérature enfantine. Paris: Editions Ouvrières, [1969]. 183 p. [F]

JAN, Isabelle. La littérature enfantine. 5e éd. Paris: Les Editions Ouvrières-Dessain et Tolra, 1985. 233 p. [F]

KHÉDE, Sonia Salomão (org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. [P]

LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ed. Unesp, 2020. 464 p. [P]

LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. São Paulo: Moderna, 2000. [P]

LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Globo, 1982. 176 p. [P]

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006. 192 p. [P]

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira uma nova outra história. Curitiba: PUC Press, 2017. 152 p. [P]

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil. São Paulo: Global, 1993. [P]

LIMA, Heloísa Pires. Personagens Negros: um breve perfil na literatura infanto juvenil. In: KABENGELE, Munanga (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ed. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. [P]

MARCUS, Leonard S. Dear Genius: The Letters of Ursula Nordstrom. New York: Harper Collins, 2000. 448 p. [I]

MARCUS, Leonard S. Golden Legacy How Golden Books Won Childrens Hearts, Changed Publishing Forever, and Became an American Icon Along the Way. New York: Random House, 2007. 245 p. [I]

MARCUS, Leonard S. Randolph Caldecott: The Man Who Could not Stop Drawing. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2013. 64 p. [I]

MARTÍNEZ MENCHÉN, Antonio. Narraciones infantiles y cambio social. Madri: Taurus Ediciones, 1971. [E]

MEIRELES, Cecília. Problemas de literatura infantil. 2 ed São Paulo: Summus editorial, 1979. [P]

MOSS, Elaine. The Seventies in British Children’s Books. The Signal Approach to Children’s Books, v. 1, p. 48-80, 1980. [I]

O’SULLIVAN, Emer. Historical Dictionary of Children’s Literature. Maryland: Scarecrow Press, 2010. 374 p. (Historical Dictionaries of Literature and the Arts, 46) [I]

PROPP, Vladimir. As raízes históricas do conto maravilhoso. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 496 p. [P]

RAMOS, Ana Margarida. Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância e juventude. Porto: Tropelias & Companhia, 2012. [P]

SORIANO, Marc. Guide de la littérature enfantine. Paris: Flammarion, 1975. 568 p. [F] / Soriano, Marc.  La literatura para niños y jóvenes: guia de exploración de sus grandes temas. Buenos Aires: Colihue, 1995. 750 p. [E]

TRIGON, Jean de. Histoire de la littérature enfantine : de Ma mère l’oie au Roi Babar. Paris: Hachette, 1950. 241 p. [F]

YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e Leituras da Literatura Infantil. São Paulo: FTD, 1988. [P]

ZAMBRA, Alejandro. Literatura infantil. Barcelona: Editorial Anagrama, 2023. [E]

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. [P]

ZIPES, Jack. Os contos de fada e a arte da subversão. (Tradução: Camila Werner). São Paulo: Perspectiva, 2023. [P]

Infância

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. [P]

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado (org.). Narrativas juvenis: geração 2000. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 224 p. [P]

APPLEBEE, Arthur N. The Child’s Concept of Story: Ages Two to Seventeen. Chicago: University of Chicago Press, 1978. [I]

ARIÈS, Philippe. L’enfant et la vie familiale sous L’Ancien Régime. Paris: Points, 2014. 320 p. [F] / ARIÈS, Philippe. A história social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. [P]

BELLAN, Claude; CHOMBART-DE-LAUWE, Marie José. Les enfants de l’image. Paris: Payot, 1979. [F]

BELLORÍN, Brenda et al (org.). Giros y reveses: representaciones de la infancia a través de la historia. Caracas: Banco del libro, 2004. 148 p. (Colección Parapara Clave) [E]

BELOTTI, Elena Gianini. A favor das meninas. Caracas: Monte Ávila Editores, 1978. [E]

BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos – Conversas sobre literatura e juventude. São Paulo: Selo Emília em coedição com Editora Solisluna, 2021. 152 p. [P]

BIRMAN, Joel. Adolescência sem fim? Peripécias do sujeito num mundo pós-edipiano. In: CARDOSO, Marta Resende; MARTY, François (org.). Destinos da adolescência. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008 p. 81-105. [P]

BONNAFÉ, Marie. Los libros, eso es bueno para los bebés. México: Océano Travesía, 2008. 220 p. (Ágora) [E]

BRUNER, Jerome Seymour. Actual Minds, Possible Words. Cambridge: Harvard University Press, 2009, 222 p. [I] / BRUNER, Jerome Seymour. Realidad mental y mundos posibles: los actos que dan sentido a la experiencia. 2. ed. Madri: Gedisa, 2012. 182 p. (Biblioteca de Educación, 5). [E]

BRUNER, Jerome. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madri: Alianza Editorial, 2006. 168 p. [E]

BRUNER, Jerome. On Knowing: Essays for the Left Hand. 2nd ed. Cambridge: Belknap Press, 1979. 207 p. [I]

BRUNO, Pierre. Existe-t-il une culture adolescente ? Paris: In Press, 2000. 187 p. [F]

BRUNO, Pierre. La culture de l’enfance à l’heure de la mondialisation. Paris: In Press, 2002. 220 p. [F]

BÜHLER, K. The mental development of the child. London: Routledge & Kegan Paul, 1949. [I]

CECCANTINI, João Luís; PEREIRA, Rony Farto (org.). Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008. 280 p. [P]

CHOMBART-DE-LAUWE, Marie José. Um outro mundo: a infância. São Paulo: Perspectiva, 1991. 496 p. [P]

COLOMER, Teresa (2009). Lectura de frontera y frontera de la lectura. In: Colomer, T. (coord.). Lecturas adolescentes. Barcelona: Graó, 2009, 5-16. [E]

DELBRASSINE, Daniel. Le roman pour adolescents aujourd’hui : écriture, thématiques et réception. Futuroscope: SCÉRÉN; CRDP de l’académie de Créteil et la Joie de Lire, 2010. 444 p. (Argos Références) [F]

DONALDSON, Margaret C. Children’s Mind. London: Collins, 1978. 176 p. [I] / DONALDSON, Margaret C. La mente de los niños. Madri, Morata, 1979. 192 p. [E]

ESCARPIT, Denise et al. La littérature de jeunesse : itinéraires d’hier à aujourd’hui. Paris: Magnard, 2008. 473 p. [F]

FIERLI, Elena et al. Scosse. Leggere senza stereotipi. Percorsi educativi 0-6 anni per figurarsi il futuro. Itália: Stettenove, 2015. 160 p. [It]

GOFFARD, Serge; LORANT-JOLLY, Annick. Les adolescents et la lecture. Créteil: CRDP de l’Academie de Créteil, 1995. [F]

GOTTI, Grazia. Ne ho vedute tante da raccontar: crescere con i libri. Itália: Giunti, 2015. [It]

JAN, Isabelle. Les livres pour la jeunesse : un enjeu pour l’avenir. Paris: Editions du Sorbier, 1988. 212 p. [F]

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. [P]

KORNBERGER, Horst. The Power of Stories: Nurturing Children’s Imagination and Consciousness. 2nd ed. Edimburgo: Floris Books, 2008. 256 p. [I]

LAGACHE, Françoise. La littérature de jeunesse : la connaître, la comprendre, l’enseigner. Paris: Belin, 2006. 522 p. [F]

LÓPEZ, María Emília. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. São Paulo: Selo Emília, 2018. 128 p. [P]

SANJUÁN, Beatriz. Érase una voz: el primer libro del bebé. Madri: Pantalia Publicaciones, 2016. 64 p. [E]/  SANJUÁN, Beatriz. Era uma voz: o primeiro livro do bebê. (Trad. Dani Gutfreund) São Paulo: Livros da Matriz, 2023. [P]

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância (1982), trad. José Laurenio de Melo e Suzana Menescal. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. [P]

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. [P]

Leitor jovem

MALINEAU, Jean-Hugues. Des jeux pour dire des mots pour jouer. Paris: L’École des Loisirs, 1975. [F]

MALRIEU, Philippe. La construction de l’imaginaire. Bruxelas: Charles Dessart, 1967. 246 p. [F]

NAVAS, Diana; RAMOS, Ana Margarida. Narrativas juvenis: o fenômeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. Elos – Revista de Literatura Infantil e Xuveni, Santiago de Compostela, nº 2, p. 233-256, 2015. [P]

NIÈRES-CHEVREL Isabelle. Introduction à la littérature de jeunesse. 2e éd. revue, corrige. Paris: Didier Jeunesse, 2009. [F]

NIÈRES-CHEVREL Isabelle. L’invention du roman pour la jeunesse au XIXe siècle. Paris: Didier-Erudition, 2002. 535 p. [F]

NIÈRES-CHEVREL Isabelle; PERROT, Jean. Dictionnaire du livre de jeunesse : la littérature d’enfance et de jeunesse en France. Paris: Electre-Ed. du Cercle de la Librairie, DL 2013. 989 p. [F]

NIÈRES-CHEVREL, Isabelle (org.).  Littérature de jeunesse, incertaines frontières. Paris : Gallimard Jeunesse, 2005. 336 p. [F]

NOBILE, Angelo. Letteratura giovanile. L’infanzia e il suo libro nella civiltà tecnologica. Brescia: La Scuola, 1992. [It]

NOBILE, Angelo. Literatura infantile y juvenil. 3. ed. Madri: Morata, 2007. 190 p. [E]

NODELMAN, Perry. Reading across the border, The horn book magazine, v. LXXX, n. 3, maio-jun. 2004. [I]

PERROT, Jean; BRUNO, Pierre. La littérature de jeunesse au croisement des cultures. Créteil: Centre Regional de Documentation Pédagogique; Argos, 1993. [F]

PETIT, Michèle. Nuevos acercamientos a los jóvenes y la lectura. México: Fondo de Cultura Económica, 1999. 199 p. [E] / PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. 192 p. [P]

PETIT, Michèle. Una infancia en el país de los libros. México: Océano Travesía, 2008. 128 p. (Ágora) [E]

PRINCE, Nathalie (coord.). La littérature de jeunesse en question(s). Rennes: PU Rennes, 2009. 247 p. [F]

PRIVAT, Jean-Marie. Sandrine, lectrice adolescente ou “Je lis de moins en moins, je suis bête”. In: Les Adolescents et la lecture, sous la dir. De S. Goffardet ; A. Lorant-Jolly, CRDP Académie de Créteil, Collection Argos, 1995, pp.107-120. [F]

RETTENMAIER, Miguel; ROSING, Tania (org). Questões de Literatura para Jovens. Passo Fundo: UPF-Universidade de Passo Fundo, 2005. [P]

RICHARDS, Jeffrey (org.). Imperialism and Juvenile Literature. Manchester: Manchester University Press, 1989. [I]

SARLAND, Charles. La lectura en los jóvenes: cultura y respuesta. México: Fondo de Cultura Económica, 2003. 305 p. (Espacios para la lectura) [E]

SILVA, Freddy Gonçalves da. A nostalgia do vazio: a leitura como espaço de pertencimento dos adolescentes. Trad. Cícero Oliveira. Solisluna: Salvador, Selo Emília: São Paulo, 2021. [P]

SINGLY, François de. Les jeunes et la lecture. Dossiers Educations et Formations, v. 24, 1993. [F]

SINGLY, François de. Lire à 12 ans. Paris: Nathan, 1989. [F]

SINGLY, François de. Lire des livres, une activité peu masculine. La revue des livres pour enfants, n. 151-152, p. 39-47, juin 1993.

SIRO, Ana. Jóvenes, mundo interno y comunidad. Ciudad de México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2014. 94 p. [E]

TÜCKER, Nicholas. El niño y el libro: exploración psicológica y literaria. México: Fondo de Cultura Económica, 1985. [E]

WADA, Márcia Miyoko. Juventude e leitura. São Paulo: Annablume, 2004. 146 p. [P]

WILLIAMS, G. Literature and Development of Interpersonal Understanding. In: UNSWURTH, Len. Reading: an Australien Perspective. Melbourne: Thomas Nelson, 1985. [I]

WINNICOTT, D. W. Realidad y juego. Barcelona: Gedisa, 1993. [E]

Leitores, livros e Leitura

ABREU, Márcia. BRAGANÇA, Anibal (org.). Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora UNESP, 2010. [P]

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. [P]

ARBUTHNOT, May. Hill. Children and books. 4th ed. Chicago: Scott Foresman, 1972. [I]

AUDEN, Wystan Hugh. Reading. In: __________. The Dyer’s Hand and Other Essays. New York: Vintage Books, 1990. 544 p. [I]

BALLAZ, Jesús; RINCÓN, Francisco. La lectura poliédrica: metáforas para hablar de la lectura. Espanha: Banco del Libro, 2015. [E]

BENJAMIM, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3ª. Edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. [P]

BENJAMIN, Walter. Livros, in: Obras escolhidas II – Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.  [P]

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 437 p. [P]

CARNEIRO, Flávio. Entre o cristal e a chama: ensaios sobre o leitor. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2001. [P]

CARRIÈRE, Jean-Claude; ECO, Umberto. N’espérez pas vous débarrasser des livres. Paris : Grasset, 2009. 342 p. [F]

CARRIÓN, Jorge. Contra Amazon. Tradução de Reginaldo Pujol Filho e Tadeu Breda. São Paulo: Editora Elefante, 2020. [P]

CARRIÓN, Jorge. Livrarias: uma história da leitura e de leitores. Tradução de Silvia Massimini Felix. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018. [P]

CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011. [P]

CASATI, Roberto. Elogio del papel: contra el colonialismo digital. Barcelona: Ariel, 2015. 224 p. [E]

CASTRILLÓN, Silvia (org.). Una mirada. Bogotá: Asolectura, 2010. (Primero el Lector, 9) [E]

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 104 p. (Gato Letrado) [P]

CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 2002. 2 v. [P]

CERDÁ GARCÍA, David. Alrededor de los libros (y otros ensayos filosóficos). Madri: Ediciones Rialp, 2015. 80 p. [E]

CERF, Bennett. Llamémosla Random House: memórias de Bennett Cerf. Madri: Trama, 2013. 296 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César. El lector literario. México: Fondo de Cultura Económica, 2016. 208 p. (Espacios para la lectura) [E]

CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. Discours sur la lecture (1880-1980). Paris: BPI-Centre Georges Pompidou, 1994. 525 p. [F] / CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura – 1880-1980. São Paulo: Saraiva, 2010. 592 p. [E]

CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. La lectuura de un siglo a outro: discursos sobre la lectura (1980-2000). Cidade do México: Gedisa, 2010. 205 p. (Colección Lea, 22) [E]

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. A psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011. 328 p. [P]

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. 328 p. [P]

DARNTON, Robert. Las razones del libro, futuro, presente y pasado. Madri: Editorial Trama, 2010. 208 p. [E]

DIDEROT, Denis. Carta sobre o comércio do livro. Prefácio de Roger Chartier. Tradução de Bruno Feilter. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

DURAN, Teresa; ROSER, Ros. Primeres literatures: llegir abans de saber llegir. Barcelona: Pirene, 1995. 173 p. (Deixeu-los llegir) [Ct] / DURAN I ARMENGOL, Teresa; ROSER, Ros; ROMEU, Maria Àngels Ollé. Primeras literaturas: leer antes de saber leer. Barcelona: Pirene, 1995. [E]

ECO, Humberto. Lector in fabula. Milão: Bompiani, 1979. 241 p. [It] / ECO, Humberto. Lectot in fabula. Barcelona: Lumen, 1981. 330 p. [E] / ECO, Humberto. Lector in fabula. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 240 p. (Estudos) [P]

FELTRE, Camila. É um livro…? Mediações e leituras possíveis. São Paulo: Editora UNESP/Cultura Acadêmica, 2017. [P]

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Penso, 2004. 158 p. [P]

GALINDO OLIVARES, Manuel Dávila. Los territorios del libro: paradojas, aporías y desvelos. Madri: Editorial Trama, 20016. 96 p. [E]

GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015. 240 p. (Gato Letrado) [P]

GERLACH, Markus. Proteger o livro: desafios culturais, econômicos e políticos do preço fixo. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Liga das Editoras Independentes/LIBRE, 2006. [P]

GOLDIN, Daniel. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 176 p. (Gato Letrado) [P]

GÓMEZ DEL MANZANO, Mercedes. EI niño y la literatura realista y fantástica. Apuentes de Educación, v. 36, p. 3-6, 1990. [E]

GÓMEZ DEL MANZANO, Mercedes. El protagonista-niño en la literatura infantil del siglo XX: incidencias en la personalidad del niño lector. Madri: Narcea, 1987. 303 p. [E]

GOMEZ SOTO, Ignácio. Mito y realidad de la lectura: los hábitos lectores en la España actual. Madri: Endymion, 1999. 396 p. [E]

GRENBY, Matthew Orville (ed.). Little Goody Two-Shoes and Other Stories Originally Published by John Newbery. London: Palgrave Macmillan, 2013. 240 p. [I]

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. Trad. Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo G. de Souza. 2.ed. rev. ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. [P]

HANSEN, João Adolfo. O que é um livro? Coleção Bibliofilia. São Paulo: Ateliê Editorial e Sesi-SP, 2019. [P]

HAZARD, Paul. Les livres, les enfants et les hommes. Paris: Hatier, 1968. [F] / HAZARD, Paul. Los libros, los niños y los hombres. Barcelona: Juventud, 1950. [E]

HENDEL, Richard. O design do livro (1999), trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. Cotia: Ateliê Editorial, 2003. [P]

ISER, Wolfgang. A literatura e o leitor. São Paulo: Paz e Terra, 2011. [P]

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Ed. 34, 1996. 2 v. [P]

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. Rio de Janeiro: Eduerj, 1996. 424 p. [P]

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. ed. rev. aum. México: Fondo de Cultura Económica, 2003. 680 p. (Espacios para la Lectura) [E]

LOUZADA, Daniel (organizador). Livros para todos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2021. [P]

LYONS, Martyn. Livros: Uma história viva. Tradução de Luis Carlos Borges. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011. [P]

MACHADO, Ubiratan. Pequeno Guia Histórico das Livrarias Brasileiras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. [P]

MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite.  São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 304 p. [P]

MANGUEL, Alberto. À mesa com o Chapeleiro Maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 243 p. [P]

MANGUEL, Alberto. El viajero, la torre y la larva: el lector como metáfora: México: Fondo de Cultura Económica, México, 2014. 129 p. [E]

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora. O viajante, a torre e a traça. São Paulo: Edições SESC, 2017. [P]

MANGUEL, Alberto. Os livros e os dias: um ano de leituras prazerosas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. 215 p. [P]

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 408 p. [P]

MANGUEL, Alberto. Vicios solitarios: lecturas, relecturas y otras cuestiones éticas. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2004. 152 p. [E]

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global, 2016. 390 p. [P]

MARTÍN GARZÓ, Gustavo. El hilo azul: la pasión de contar el secreto placer de ler. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2001. 308 p. [E]

MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. [P]

MENDELSUND, Peter. What We See Whem We Read. New York: Vintage Books, 2014. 448 p. [I]

MERKLEN, Denis. Pourquoi brûle-t-on des bibliothèques? Paris: Presses de L’enssib, 2013. 354 p. [F]

MICHEL, Louise ; PAULUS, Julien, HANNAY, Tamara et al. Et si lire, c’était désobéir ? Littérature jeunesse insoumise. Liège : Les Territoires de la Mémoire, 2022, 112 p. [F]

MONTES, Graciela. El corral de la infancia. México: Fondo de Cultura Económica, 2001. 145 p. [E]

MONTES, Graciela. Espacio social de la lectura. In: La educación lectora: encuentro iberoamericano, 2001, Madri. Papeles. Madri: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2001. [E]

MORENO, Víctor. La manía de leer. Madri: Caballo de troia, 2009. 400 p. [E]

NODIER, Charles. El amante de los libros. Madri: Editorial Trama, 2015. 80 p. [E]

OSWALD, Maria Luiza; YUNES, Eliana. A experiência da leitura. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 136 p. [P]

PAULINO, G. O mercado, o ensino e o tempo: o que se aprende com a literatura que se vende? In: Corrêa, H.; Martins, A.; Paiva, A.; Paulino, G. e Versiani, Z. (Org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, pp. 145-153. [P]

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 304 p. [P]

PETIT, Michèle. Éloge de la lecture : la construction de soi. Paris: Belin, 2002. 159 p. [F]

PINHEIRO, Ricardo Queiroz. Participação social na política pública do livro e leitura. São Paulo: Terra Redonda, 2023, 264 p. [P]

PIQUEIRA, Gustavo; DEAECTO, Marisa Midori. Bibliodiversidade e preço do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020. [P]

PIVOT, Bernard. De oficio, Lector: respuesta a Pierre Nora. Madri: Editorial Trama, 2016. 208 p. [E]

POULIN, Isabelle ; ROGER, Jérôme (dir.). Le lecteur engagé : Critique, enseignement, politique. Pessac : Presses Universitaires de Bordeaux, 2019, 248 p. [F]

PROUST, Marcel. Sobre la lectura. Espanha: Centellas, 2011. [E]

QUIGNARD, Pascal. El lector. Espanha: Cuatro, 2008. 142 p. [E]

REYES, Antonio Basanta (coord.). La lectura. Madrid: Los libros de la Catarata, 2010. 208 p. [E]

ROBLEDO, Beatriz Helena. La literatura como espacio de comunicación y convivencia. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2011. [E]

STONE, Brad. A loja de tudo: Jeff Bezos e a era Amazon. Tradução de Andrea Gottlieb. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. [P]

TURIN, Joelle. Los grandes libros para los más pequeños. México: Fondo de Cultra Económica, 2014. 256 p. (Espacios para la Lectura) [E]

UZANNE, Octave. El fin de los libros y otros cuentos para bibliófilos. Madri: Trama, 2015. 192 p. [E]

VALTIERI, Alessandra. Il cinglio di velluto: guida narata a giochi e giocattoli da 0 a 6 anni. Firenze: Giunti, 2016. [It]

WEB, Caroline. Fasntasy and the Real World in Briitish Children’s Literature: The Power of Story. Abingdon: Routledge, 2014. 176 p. [I]

WHITE, Dorothy. Books before five. Oxford: Oxford University Press, 1954. 186 p. [I]

YÁNOVER, Héctor. Memorias de un librero. Madri: Trama, 2014. 224 p. [E]

ZAID, Gabriel. Los demasiados libros. Madri: Debolsillo, 2010. 124 p. [E]

Livro álbum e ilustração

ABREU, Aline Senra Vasconcelos de. O texto potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design. Dissertação de Mestrado. Departamento de letras, PUC-SP, 2013. [P]

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado (org.). Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 320 p. [P]

AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado (org.). Literatura infantil e juvenil: leituras plurais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 260 p. [P]

ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag. Children reading pictures: interpretating visual text. Nova York: Routledge Falmer, 2003. [P]

ARIZPE, Evelyn; STYLES, Morag. Lectura de Imágenes – Los niños interpretan textos visuales. México: FCE, 2004. [E]

AUMONT, Jacques. Do visual ao imaginário. In: A imagem (1990), trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 1993. [P]

BENJAMIN, Walter. Escritos: la literatura infantil, los niños y los jóvenes. Buenos Aires: Nuvea Visión, 1989. [E]

BIBLIOTECA del Centro Cultural de España. Ver para leer: acercándonos al libro álbum. Santiago de Chile: Ministério de Educación, 2006. [E]

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995. [P]

CAMPOS, Ana Paula. Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura. São Paulo: USP, 2016. [P]

CARDOSO, E.; GIRÃO, L.C. O livro-imagem na literatura para crianças e jovens: trajetórias e perspectivas. Revista Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 105, p. 121-143, maio/agosto de 2019. [P]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; GARCÍA PADRINO, Jaime. Presente y futuro de la literatura infantil. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2000. 154 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; LARRAÑAGA, Elisa; YUBERO, Santiago. (coord.). Valores y lectura: estudios multidicisplinares. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2004. 260 p. [E]

CERVERA BORRAS, Juan. La creación literaria para niños. Bilbao: Mensajero, 1997. 364 p. [E]

COLOMER, Teresa. Texto, imagen, imaginación. Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, ano 13, n. 130, set. 2000. [E]

CONNAN-PINTANDO, Christiane ; GAIOTTI, Florence ; POULOU, Bernadette (dir.). L’album contemporain pour la jeunesse : nouvelles formes, nouveaux acteurs ? Pessac : Presses Universitaires de Bordeaux, 2019, 314 p. [F]

CORREIA, J. V. Implícitos e inferências: as partes que faltam na literatura ilustrada. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 202 f., 2020. [P]

CORTEZ, Mariana. Por linhas e palavras: o projeto gráfico do livro infantil contemporâneo em Portugal e no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. [P]

FIÈVRE, François. L’œuvre de Walter Crane, Kate Greenaway et Randolph Caldecott, une piste pour une définition de l’album. In: Strenæ 2012. Disponível em <http://strenae.revues.org/583> Acesso em: agosto de 2012. [F]

GREGORIN FILHO, José Nicolau et al (org.). A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. [P]

HANZ, Ollala Hernandez. Isso não é uma novela gráfica. Trad. Dani Gutfreund. Coleção Cadernos Hexágono. São Paulo: Livros da Matriz, 2023. [P]

HORNING, Kathleen T. Picture Book. In: From cover to cover: Evaluating and reviewing children’s books. Nova York: Happer Collins, 1997. [I]

JAN, Isabelle. On children’s literature. New York: Schocken Books, [1974]. 189 p. [I]

LARTITEGUI, Ana G. Páginas mudas, livros eloquentes. (Trad. Dani Gutfreund). São Paulo: Livros da Matriz, 2023. [P]

LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012. [P]

LEWIS, David. Reading contemporary picturebooks: picturing text (2001). Nova York: Routledge, 2006. [I]

LIMA, Graça. O design gráfico do livro infantil brasileiro, a década de 70 – Ziraldo, Gian Calvi, Eliardo França. Dissertação de Mestrado. Departamento de Artes e Design, PUC- Rio, 1999. [P]

LINDEN, Sophie van der. Lire l’album. Paris: L’Atelier du Poisson Soluble, 2007. [F] / LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011. [P]

LOBO, Isabel Tejerina. Um modelo de análisis del álbum. Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, ano 21, n. 215, maio 2008, pp. 44-52. [E]

MARTINS, Diana Maria; REIS, Sara. A evolução do livro-objeto: técnica e estética. Revista Fronteira Z, São Paulo, n. 24, julho de 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/47306/32321. Acesso em junho de 2023. [P]

MARTINS, Marcus Vinicius. Livros não ficcionais para crianças. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37481/1/TESE_Livros_nao_ficcionais.pdf, acesso em 28 abr. 2023. [P]

MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa, 2011. [P]

MELOT, Michel. The Art of Illustration. Genebra: Edition D’art Albert Skira, 1984. [I]

MELOT, Michel. Uma Breve História… da Imagem. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2015. [P]

MOEBIUS, William. Introduction to Picture Book Codes, in Word and Image, n.2, v.2, abr./jun. 1986, p. 141-58, p.147. [I]

MORAES, Odilon. Cartas ao Senho Melot: O sofrimento da imagem. Linguagens Verbovisuais e do Design em urdiduras poéticas [recurso eletrônico]. Organização: André Luiz Ming Gargia, Maria Zilda da Cunha. São Paulo: FFLCH/USP, 2022. [P]

MORAES, Odilon. O livro como objeto e a literatura infantil, in DERDYK, Edith (org.). Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac São Paulo. 2013. [P]

MORAES, Odilon. Quando a imagem escreve: reflexões sobre o livro ilustrado. Dissertação de Mestrado. Departamento de Artes, UNICAMP, 2019. [P]

MORAES, Odilon; Rona Hanning, Mauricio Paraguassu, (org.). Traço e Prosa. Cosac Naify, 2012. [P]

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008. [P]

NIKOLAJEVA, Maria. Poder, voz e subjetividade na literatura infantil. (Tradução: Camila Werner). São Paulo: Perspectiva, 2023. [P]

NIKOLAJEVA, Maria. Power, voice and subjectivity in literature for young readers. New York: Routledge, 2010. 232 p. [I]

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. How picturebooks works. Nova York: Routledge, 2006. [I]

NIKOLAVEJA, Maria e SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. [P]

NODELMAN, Perry. Words about pictures: the narrative art of children’s picture books. Georgia: University of Georgia Press, 1988. [I]

OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil? Com a palavra: o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. [P]

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. [P]

PERROT, Jean. Du jeu, des enfants et des livres. Paris: Editons du Cercle de la Librairie, 1987. 348 p. [F]

PLAZA, Julio. O livro como forma de arte. In: Arte em São Paulo, São Paulo, n.6, 1982. Disponível em: < http://futurismismos.blogspot.com.br/2011/03/o-livro-como-forma-de-arteijulio.html> Acesso em: agosto de 2013. [P]

POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil (2003), trad. Otacílio Nunes. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2008.  [P]

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. São Paulo: Autêntica, 2011. [P]

SAGAE, Peter O’. Imagens e enigmas na literatura para crianças. Tese de doutorado, USP, São Paulo, 2008. [P]

SALISBURY, Martin. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013. [P]

SENDAK, Maurice. Randolph Caldecott, in: Caldecott & Co. New York: Michael di Cápua Books, 1988. [I]

TEIXEIRA, Laura. Livro-ativo: A materialidade do objeto como fundamento para o projeto do livro infantil em forma de códice. 2010. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. [P]

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; CARVALHO, Dógenes Buenos Aires de. Estudos de gênero e Literatura para crianças e jovens: um diálogo pertinente. Caxias do Sul: Ed. da Universidade de Caxias do Sul, 2015. 192 p. [P]

ZIPES, Jack, Lissa PAUL, Lynne VALLONE, Peter HUNT, Gillian AVERY (eds.) Picture Books, in: The Norton Anthology of Children’s Literature. New York: Norton & Company, 2005. [I]

Mediação de leitura

AIRNEY, Trevor H.; LANGBIEN, Susan. Building commuties of readers and writers. The Reading Teacher, v. 42, n. 8, 1989. [I]

ÁLVAREZ, D.; CASTRILLÓN, S. De la mediación de la lectura o de cómo “ir más allá”. In: MIRET, I.; ARMENDANO, C. (Org.): Lectura y bibliotecas escolares. p. 83-92. Madrid: OEI-Fundación Santillana, 2011. [E]

ANAYA, Juan Mata. Mediação, leitura e literatura. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-21, ano 20, nº 42, julho/setembro de 2020. [E]

BLANCO GARCÍA, M. I. Tratado de mediación. Valencia: Tirant lo Blanch, 2017. [E]

BRULEY, Marie-Claire; PAINSET, Marie-France. Au bonheur des comptines. Paris: Didier Jeunesse, 2007. 192 p. [F]

BRYANT, S. C. How to Tell Stories to Children. Boston: Hougthon Mifflin Company, 1910. [I] / BRYANT, S. C. Cómo explicar cuentos. Barcelona: Nueva Tierra, 1965. [E]

CAIRNEY, Trevor H. Teaching Reading Comprehension. Meaning Makers at Work. Milton Keynes: Open University Press, 1990. 144 p. [I] / CAIRNEY, Trevor H. Enseñanza de la comprensión lectora. Madri: Morata, 1992. 152 p. [E]

CALLEJA PEREZ, Seve. Todo está en los cuentos: propuestas de lectura y escritura. Bilbao: Mensajero, 1992. 150 p. [E]

CARDINET, A. École et médiations. Toulouse: Editions érès, 2000. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César. LIJ. Literatura mayor de edad. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2013. 192 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; LARRAÑAGA, Elisa; YUBERO, Santiago. Libros, lectores y mediadores. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2002. 152 p. [E]

CHAMBERS, Aidan (org.) The Signal Approach to Children’s Books. London: Kestrel Books, 1980. 352 p. [I]

CHAMBERS, Aidan. Booktalk: occasional writing on literature and children. London: Bodley Head, 1985. 186 p. [I]

CHAMBERS, Aidan. Conversaciones. México: Fondo de Cultura Económica, 1995. 268 p. (Espacios para la lectura) [E]

CHAMBERS, Aidan. Introducing books to children. 2nd ed. London: Heinemann Educational Books, 1984. 224 p. [I]

CHAMBERS, Aidan. Lecturas. México: Fondo de Cultura Económica, 2006. 160 p. (Espacios para la lectura) [E]

CHAMBERS, Aidan. Plays for Young People to Read and Perform. South Woodchester: Thimble Press, 1982. 80 p. [I]

CHAMBERS, Aidan. Tell me: children, reading & talk. Woodchester: Thimble Press, 2011. 220 p. [I] / CHAMBERS, Aidan. Dime. México: Fondo de Cultura Económica, 1991. 171 p. (Espacios para la Lectura) [E]

COLOMER, T. El papel de la mediación en la formación de lectores. In: COLOMER, T.; FERREIRO, E.; GARRIDO, F.: Lecturas sobre lecturas. México D. F.-Bogotá: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes/Asociación colombiana de lectura y escritura, Asolectura, 2004. [E]

COLOMER, Teresa M. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. 208 p. [P]

COLOMER, Teresa M. Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. 2. ed. Madri: Síntesis, 2010. 252 p. [E] / COLOMER, Teresa M. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017. 336 p. [P]

FELTRE, Camila; ROGERIO, Cristiane.  Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, (37), 25-38. 2019. Disponível em:  https://www.revistas. usp.br/manuscritica/article/view/177962. [P]

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000. 112 p. [P]

MACHADO, Maria Zélia Versiani et al (org.). A criança e a leitura literária, livros, espaços, mediações. Curitiba: Editora Positivo, 2013. [P]

MACHADO, Maria Zélia Versiani et al (org.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 203 p. (Literatura e Educação, 9) [P]

MACHADO, Maria Zélia Versiani et al (org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 269 p. (Literatura e Educação, 4) [P]

MACHADO, Maria Zélia Versiani et al (org.). No fim do século, a diversidade: o jogo do livro infantil e juvenil. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 192 p. (Literatura e Educação) [P]

MARQUES CEBOLA, C. La mediación. Madrid: Marcial Pons, 2013. [E]

MATA, J. 10 Ideas Clave Animación a la lectura. Barcelona: Graó, 2008. [E]

MATA, J. Casas lectoras. Madrid: Lectyo. Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 2015. [E]

MATA, J. El rastro de la voz y otras celebraciones de la lectura. Granada: Universidad de Granada, 2014. [E]

MENDOZA FILLOLA, Antonio et al. La comunicación literaria en las primeras edades. Madrid: CEGAL; Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2003. 160 p. [E]

MENDOZA FILLOLA, Antonio et al. La motivación a la lectura a través de la literatura infantil. Madrid: CEGAL; Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2006. 224 p. [E]

MUNITA, F. El mediador escolar de lectura literaria. Un estudio del espacio de encuentro entre prácticas didácticas, sistemas de creencias y trayectorias personales de lectura. Tesis doctoral, Universitat Autònoma de Barcelona, 2014. [E]

PRADES, Dolores; LEITE, Patricia Pereira (coord.). A formação de mediadores. São Paulo: Livros da Matriz, 2015. 124 p. [P]

PRIVAT, Jean-Marie; VINSON, Marie-Christine. Les intermédiaires de lecture. Pratiques 63, p. 63-101, 1989. [F]

REYES, Yolanda.  A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010. 112 p. [P]

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. 88 p. (Gato Letrado) [P]

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu editora, 2018. [P]

Poesia

AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado (org.). Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultur Acadêmica, 2010. 320 p. [P]

AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado (org.). Literatura infantil e juvenil: leituras plurais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 260 p. [P]

BENJAMIN, Walter. Escritos: la literatura infantil, los niños y los jóvenes. Buenos Aires: Nuvea Visión, 1989. [E]

BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B. et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989, p. 53-68. [P]

BORGES, Jorge Luis. O enigma da poesia, in: Esse ofício do verso. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. [P]

BOUTEVIN, Christine. Livres de poème(s) et poème(s) en livres pour la jeunesse aujourd’hui. Pessac : Presses Universitaires de Bordeaux, 2018, 313 p. [F]

CÂNDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações / FFL/USP, 1996. [P]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; GARCÍA PADRINO, Jaime. Presente y futuro de la literatura infantil. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2000. 154 p. [E]

CERRILLO TORREMOCHA, Pedro César; LARRAÑAGA, Elisa; YUBERO, Santiago. (coord.). Valores y lectura: estudios multidicisplinares. Cuenca: Ediciones de la UCLM, 2004. 260 p. [E]

CERVERA BORRAS, Juan. La creación literaria para niños. Bilbao: Mensajero, 1997. 364 p. [E]

CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças, conceitos, tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012 (Reedição Positivo, 2013). [P]

GAIOTTI, Florence ; HAMAIDE-JAGER, Eléonore (dir.). La chanson dans la littérature d’enfance et de jeunesse. Arras : Artois Presses Université, 2020, 244 p. [F]

GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para crianças. São Paulo: Cortez, 2002. [P]

GREGORIN FILHO, José Nicolau et al (org.). A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. [P]

JAN, Isabelle. On children’s literature. New York: Schocken Books, [1974]. 189 p. [I]

JEAN, Georges. Los senderos de la imaginación infantil: los cuentos, los poemas, la realidad. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1990. (1ª ed. em espanhol). [E]

La Revue des Livres pour Enfants, nº 258 – Vous avez dit poésie pour la jeunesse ?. Paris : BNF/CNLJ, avril 2011. [F]

LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Editora Ática, 1986. [P]

NIKOLAJEVA, Maria. Power, voice and subjectivity in literature for young readers. New York: Routledge, 2010. 232 p. [I]

PAES, José Paulo. Infância e poesia. Folha de São Paulo, 09/08/1998. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs09089806.htm [P]

PERROT, Jean. Du jeu, des enfants et des livres. Paris : Editons du Cercle de la Librairie, 1987. 348 p. [F]

SECCHIN, Antônio Carlos. Memórias de um leitor de poesia. Faculdade de Letras da UFRJ, Série Aulas Inaugurais, 2004. [P]

VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia. Z Cultural – Revista do programa avançado de cultura contemporânea, ano IV, fev. 2001. Disponível em http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/literatura-pao-e-poesia-de-sergio-vaz-2/ . Acesso em 23/02/2023.  [P]

WASSILIWIZKY, Eugen et al. The emotional power of poetry: neural circuitry, psychophysiology and compositional principles. Social cognitive and affective neuroscience vol. 12,8 (2017): 1229-1240. Disponível em www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5597896/#nsx069-B19 Acesso em 23/01/2023  [I]

ZAMBRANO, María. Filosofia e poesia. Tradução de Fernando Miranda. Belo Horizonte: Editora Moinhos, 2021. [P]  

ZINANI, Cecil Jeanine Albert; CARVALHO, Dógenes Buenos Aires de. Estudos de gênero e Literatura para crianças e jovens: um diálogo pertinente. Caxias do Sul: Ed. da Universidade de Caxias do Sul, 2015. 192 p. [P]

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. [P]