Guia Destaques Emília 2022

Post Author

Depois do aprendizado com o trabalho virtual e dos ganhos com a ampliação da equipe, os Destaques aprimoraram a análise dos livros publicados em 2022. Desenvolvemos uma tabela que reúne comentários de todo o grupo sobre cada livro em avaliação. Com base nos diversos filtros que esta tabela permite, fizemos reuniões periódicas de estudo e discussão das obras mais polêmicas ou que geraram mais indagações. As resenhas dos livros selecionados também se enriqueceram a partir desta análise conjunta e bem documentada.

Estamos quase em dia com nossa proposta de avaliar a produção anual dos livros para crianças e jovens publicados no Brasil – em 2023 analisamos os lançamentos de 2022 e já começamos 2024 com apreciação da produção de 2023. Nosso processo de leitura e avaliação está cada vez mais sofisticado, mas ainda enfrentamos o desafio do tempo de dedicação de uma equipe que trabalha e estuda voluntariamente e da comunicação com as editoras, que se faz pelas redes sociais e também por e-mail, para que mais e mais obras cheguem para nossa avaliação.

Os Destaques seguem produzindo o Guia que recompila os livros selecionados desde 2013, lembrando da importância de não nos restringirmos às últimas novidades. Esse Guia é sempre traduzido para o inglês e apresentado na Feira de Bolonha do ano seguinte, no estande do Instituto Emília, dando visibilidade internacional aos livros selecionados.

Nossa parceria com o Instituto Acaia para a realização do Olhar Leitor segue firme e forte! Este ano, os livros estão sendo lidos e discutidos por um grupo mais experiente de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Os leitores vão crescendo e se aprimorando na crítica aos livros destinados a eles. Nosso objetivo é, no 2º semestre, publicar algumas cenas de leitura que resultam deste trabalho e são um importante material para a formação de mediadores.

A análise dos lançamentos de 2023 está a pleno vapor, com novos integrantes na equipe, nossa tabela de análise e avaliação e os encontros de estudo e leitura.

Nosso desejo é que o Guia Destaques seja uma referência para se pensar critérios de avaliação de livros e mostrar o que há de melhor na produção editorial do país.

A seguir, Guia Destaques Emília 2022! Baixem, leiam, divulguem!

Acesse aqui

Compartilhe

Post Author

Autor

Artigos Relacionados

Guia Destaques Emília e Olhar Leitor 2017

Guia Destaques Emília e Olhar Leitor 2016

Guia Destaques Emília e Olhar Leitor 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *