Respostas de Tomi Ungerer às perguntas filosóficas das crianças

Post Author

Não resisti: Ungerer é inesgotável1Com este texto a Emília quer homenagear um dos maiores criadores de livros para todas as idades, falecido no dia 8 de fevereiro de 2019.. Durante um tempo colaborou com a revista francesa de filosofia Philosophie Magazine respondendo a perguntas filosóficas das crianças. Respondendo com ilustrações, claro, onde deixa transparecer sua inteligência e humor, e em breves textos onde transmite alguns ensinamentos. Como quando Adeline pregunta: O que tem na escuridão que nos dá medo? E depois de algumas explicações conclui: a escuridão da mistério à realidade, condição ideal para inventar historias incríveis. Certamente não são respostas que esclarecem logo de cara, mas é assim que Ungerer aplica o método filosófico de pergunta e resposta para levar as crianças pelos caminhos inexoráveis da dúvida.

Aqui vão algumas pérolas:

Como se aprende a ser papai?
Simon – 6 anos

Podemos pensar quando estamos mortos?
Manon, 6 anos

O que tem na escuridão que nos dá medo?
Adeline, 8 anos

Por que existem tantos livros?
Manon, 5 anos

Por que tem que colocar as coisas no lugar certo?
Valentine, 3 anos

Confira o site de Tomi Ungerer.2Texto originalmente publicado no blog de Ana Garralón, Anatarambana.

Tradução Dolores Prades

Notas

  • 1
    Com este texto a Emília quer homenagear um dos maiores criadores de livros para todas as idades, falecido no dia 8 de fevereiro de 2019.
  • 2
    Texto originalmente publicado no blog de Ana Garralón, Anatarambana.

Compartilhe

Post Author

Autor

  • Ana Garralón

    Ana Garralón trabalha com livros infantis desde finais dos anos 80. Colaborou como leitora crítica para muitas editoras, realizou oficinas sobre formação e incentivo à leitura e livros informativos em importantes instituições. Escreve regularmente na imprensa. Publicou Historia portátil de la literatura infantil, a antologia de poesia Si ves un monte de espumas e 150 libros infantiles para leer y releer (CEGAL, Club Kirico, 2012 e mais recentemente Ler e saber: os livros informativos para crianças (Pulo do Gato, 2015). É membro da Rece de Apoio Emília. É autora do blog http://anatarambana.blogspot.com.br/.

Artigos Relacionados

Existe um editor de literatura para crianças e jovens? | 3

Os prêmios por dentro

BCBF24 | Um viva à BCBF 2024! Um viva às vozes do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *