Depois de cinco anos publicando a Emília – Revista on-line aprendemos muitas coisas. Entre elas, a volatilidade de uma publicação on-line, em que textos importantes se perdem no meio das novidades. E também o ritmo acelerado da leitura e a preferência por temas mais atuais e práticos quando se trata de um formato como o da Emília.
Cadernos Emília pretende, por um lado, resgatar textos mais consistentes e, assim, permitir uma leitura mais demorada e direcionada, e, por outro, ampliar o leque temático. Emília nasceu com o foco na formação de mediadores e, nesse sentido, investiu fortemente em textos sobre temáticas com um recorte muito definido. Essa também será a vocação de Cadernos Emília, mas com uma abertura maior para outras esferas nas áreas cultural e social.
Cadernos Emília começa com uma edição em 2017 e pretende chegar a 3 em 2018. Cada número será dedicado a um ilustrador e a um autor. Nesta edição, contamos com a participação de Gil Veloso, de quem, além do perfil, publicamos um conto inédito, e de Mariana Zanetti, ilustradora. A estrutura do Caderno terá alguns Pontos de encontro como seções, mas terá uma estrutura flexível, de modo a abarcar temas dos mais variados.
Este número zero anuncia aquilo que pretendemos fazer. Esperamos que você goste!