Caderno Emília nº 8, 2022

Entrevista com Bel Santos Mayer, homenagem a Wander Piroli, ilustrações de Angelo Abu. Artigos de Jorge Larrosa, Yann-Hervé Martin, Diana Navas, Cecilia Bajour e Sara Bertrand.

O Caderno Emília 8 fecha este ano de 2022 com a possibilidade de olhar novamente para um horizonte de possibilidades. E, como sempre, as conexões estão no ar para quem estiver atento. Daí esta capa incrível, fruto da arte de Angelo Abu e do belíssimo olhar estético de Mayumi Okuyama — responsável por toda a identidade visual do Instituto Emília. O galo tem um profundo significado simbólico: universalmente é um símbolo solar que anuncia o nascer do sol. No Oriente, ele simboliza a virtude da coragem e do bom augúrio, a bondade e a segurança. Galos vermelhos que materializam o novo nascer do sol e o bom augúrio!

E para fazer jus a este momento, Caderno Emília 8, abre com uma entrevista dos Encrespades com Bel Santos Mayer, uma conversa que destaca seu itinerário formativo, suas referências e as razões das escolhas que a transformaram em uma das referências e inspirações mais importantes, na atualidade, no campo da leitura e do trabalho comunitário.

Os homenageados desta edição são Wander Piroli, escritor e jornalista mineiro, falecido em 2006, de quem publicamos três minicontos inéditos nesta edição. Recuperar a memória deste grande escritor é um dos nossos propósitos. As ilustrações são de Angelo Abu, ilustrador, também mineiro, que tem se destacado por seus traços fortes e por sua busca em retratar a diversidade de outros povos e continentes, como ilustrador e como autor.

Artigos de Jorge Larrosa, Yann-Hervé Martin, Diana Navas, Cecilia Bajour e Sara Bertrand contribuem para uma profunda reflexão sobre leitura, formação de leitores, literatura, biblioteca escolar e pós-colonialismo. Esperamos que este material contribua para estimular e avançar na discussão sobre leitura e democracia e, assim, ampliar as possibilidades que os novos desafios vão exigir de todas e todos nós.

Visualizar

Compartilhe

Artigos relacionados

Caderno Emília nº 9, 2023

Caderno Emília nº 7, 2022

Caderno Emília nº 6, 2021