LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE: dilemas e desafios

quarta-feira, das 19h às 21h30

Encontros online

Proposta | Vivemos em uma época de grandes transformações e desafios, a leitura não fica fora disso. Novos estímulos associados ao mundo digital promovem mudanças na forma de se por e olhar o mundo. As novas gerações nascem conectadas, as redes sociais se transformaram nos veículos de transmissão por excelência, dando lugar aos canais tradicionais de produção e divulgação de conhecimento. A informação se alastra e a ausência de espirito critico tem fomentado acontecimentos desafiadores e marcados pelo retrocesso.

Diante deste quadro, como pensar a leitura e a formação de leitores? Alguns autores se debruçaram sobre vários aspectos que ajudam a pensar estes desafios que o mundo da leitura e dos leitores enfrenta.

Conteúdo | Este curso pretende apresentar algumas reflexões e conceitos para auxiliar na compreensão deste cenário tão desafiador. Os autores referência que serão apresentados são: Constantino Bértolo, Graciela Montes, Maryanne Wolf.

Dado a extensão do curso, o objetivo será o de apresentar, em linhas gerais, alguns destes conceitos e um panorama de algumas das principais ideias destes autores.

Programa |

Aula 1 – A complexidade da leitura e dos leitores por Constantino Bértolo

Aula 2 – A leitura como construção de sentidos por Graciela Montes

Aula 3 – A leitura profunda e seus desafios por Maryanne Wolf

Aula 4 – Leitura na contemporaneidade: dilemas e desafios

Bibliografia |

Cristiane Tavares, “O banquete dos notáveis” – Revista Emília.

Constantino Bértolo, “Ler para que?” – Caderno Emília Nº 0.

____, O banquete dos notáveis, Selo Emília e Livros da Matriz, SP.

Dolores Prades, “Entrevista Constantino Bértolo” – Revista Emília.

Graciela Montes, Buscar indícios, construir sentidos, Selo Emília & Editora Solisluna, SP/BA, 2020.

___, “Elogio da perplexidade”, in Caderno Emília Nº 4.

Maryanne Wolf, O cérebro no mundo digital: Os desafios da leitura na nossa era, Editora Contexto, 2019.

Dolores Prades, fundadora, diretora e publisher da Emília. É doutora em História Econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona; diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação. Foi curadora e coordenadora dos seminários Conversas ao Pé da Página (2011 a 2015); coordenadora no Brasil da Cátedra Latinoamericana y Caribeña de Lectura y Escritura; professora convidada do Máster da Universidade Autônoma de Barcelona; curadora da FLUPP Parque (2014 e 2105). Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016, do Bologna Children Award 2016 e do Chen Bochui Children’s Literature Award, 2019. É consultora da Feira de Bolonha para a América Latina desde 2018 e atua na área de consultoria editorial e de temas sobre leitura e formação de leitores.

Compartilhe

Artigos relacionados

O papel da gestão pedagógica na formação de leitores na escola: os caminhos e as estratégias formativas

Leituras sem fronteiras – Conferência de abertura

Curso fechado