Indicadores e ações de promoção de leitura

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Como avaliar uma iniciativa que busca formar leitores? Quais critérios podem ser úteis e adequados para monitorar o êxito de esforços mobilizados para ampliar o acesso e a participação no universo literário?

A avaliação acompanha o trabalho da educação, é inerente ao processo de ensino e de aprendizagem e permite aos educadores rever e aprimorar a sua atuação. O professor lança mão de instrumentos de avaliação, a escola conta com os seus e mais recentemente os resultados das avaliações externas tornaram-se referência obrigatória no planejamento de políticas públicas educacionais. A proficiência em língua portuguesa faz parte do escopo dessas avaliações, sendo aferida por meio da leitura, mas não havia uma proposta de avaliação que ajudasse formuladores de projetos de formação de leitura a mensurar a efetividade das suas ações.

Os Indicadores de Qualidade em Projetos de Leitura lançados pela Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) no ano passado vêm, portanto, fornecer parâmetros comuns para instituições e profissionais que atuam em projetos de leitura, ao formular um conjunto de indicadores em três esferas: escolar, bibliotecas públicas e bibliotecas e ações comunitárias.

A Rede LEQT1O Instituto Emília também faz parte da Rede LEQT. é composta por diversas instituições que atuam coletivamente com o intuito de contribuir para o acesso de qualidade para todos da cultura escrita. Fazem parte desta rede representantes de investidores sociais privados, organizações sociais, setor público, academia, produção editorial, educadores, bibliotecários e autores, tendo como “missão contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura e escrita no Brasil por meio de ações coordenadas e cooperativas entre empresas, poder público e organizações da sociedade civil, de modo a superar a fragmentação e descontinuidade nas políticas de promoção da leitura e a obter mais e melhor impacto na área por meio dessa atuação em rede”.

A intenção na criação desses indicadores é não só oferecer uma referência para as instituições que fazem parte da Rede, mas também disponibilizar tais instrumentos para qualquer outra instituição que deseje fazer uso para avaliar projetos de promoção de leitura, deixando todo o material acessível online.

A Comunidade Educativa CEDAC faz parte da rede LEQT e participou do processo de construção dos indicadores. Uma das diretoras da organização, Patrícia Diaz, afirmou em entrevista ao portal GIFE (Grupo de Institutos e Fundações Empresariais) que espera que o instrumento seja utilizado pelo maior número possível de instituições que praticam projetos de leitura e que as ajude a consolidar e amadurecer as suas estratégias.

“Cada vez mais precisamos de iniciativas de promoção da leitura! E buscar profissionalização, sistematização e avaliação fazem parte da responsabilidade, do compromisso e da transparência das instituições que promovem tais projetos. Existem muitas ações importantes no campo da leitura hoje, e em algumas delas o investimento é bastante alto. Sem processos sistematizados de monitoramento e avaliação, os responsáveis por essas iniciativas acabam não conseguindo otimizar os recursos e isso pode dificultar que os resultados cheguem na ponta, ou seja, naqueles que mais deveriam ser impactados no processo”, disse Patrícia.

Em cada uma das três esferas citadas anteriormente, são propostos indicadores específicos para as seguintes dimensões:

  • política
  • estrutura
  • formação de profissionais/mediadores de leitura
  • práticas de promoção de leitura
  • mudanças

A publicação apresenta detalhadamente indicadores em cada uma das esferas e dimensões, possibilitando que cada projeto a ser avaliado possa se “servir” de um mapeamento bastante extenso, com descritores, formas de análise e sugestões de fonte de coleta de dados. Além disso, apresenta recomendações objetivas para a construção de instrumentos de avaliação e assim mensurar os processos e resultados do projeto em foco.

Para fechar o processo, há exemplos de instrumentos de coleta, exemplos de perguntas e sugestões para apresentação dos resultados obtidos. Um percurso completo mas vale ressaltar que ao identificarmos o desejo de realizar uma avaliação ou um monitoramento, também se faz necessário alinhar expectativas e finalidades do que se quer avaliar e/ou monitorar entre os diferentes atores envolvidos e assim, dentre a totalidade das referências apresentadas de forma genérica nesta publicação, selecionar e adequar às intenções de cada projeto, ação ou espaços de leitura em foco.

Nota

  • 1
    O Instituto Emília também faz parte da Rede LEQT.

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Autores

  • Sandra Mayumi Murakami Medrano

    É formada em Pedagogia, mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP e especialista em livros e literatura para crianças e jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona. Trabalhou como professora e coordenadora de Educação Infantil e professora e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos. Atuou como formadora do Programa Parâmetros em Ação e assessora da Coordenação de EJA do Ministério da Educação. Atualmente é coordenadora pedagógica da área de língua da Comunidade Educativa CEDAC e professora da pós-graduação do Instituto Vera Cruz.

    SandraMedrano@revistaemilia.com Murakami Medrano Sandra Mayumi
  • Carolina Glycerio

    Formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo, com extensão em Gestão do Investimento Social Privado na ESPM. Começou a sua vida profissional no Jornal da Tarde, como repórter e redatora das editorias de Turismo e Internacional. Após passagem pelo Valor Econômico, trabalhou durante sete anos na divisão brasileira da BBC, em Londres e em Miami, onde acumulou experiência em reportagens sobre temas relacionadas ao desenvolvimento humano. Está na Comunidade Educativa CEDAC desde 2009, tendo atuado nas áreas de comunicação e de gestão de projetos. Atualmente está à frente da Comunicação da CE CEDAC.

    Carolinaglycerio@revistaemilia.com Glycerio Carolina

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