Palavra dos editores

Post Author

2024 – O que esperar deste novo ano?

Fechamos 2023 considerando os enormes desafios que pensar o futuro das infâncias e juventudes impõe. O ano virou, mas as perspectivas não mostram sinais de acompanhar nossos votos e desejos. A inquietação se mantêm, a necessidade de resistência também. Daí apostarmos firmemente no propósito de aprofundar redes e parcerias como meio de sobrevivência e de resgate das ilusões perdidas.

2024 será um ano de boa colheita para Emília, que plantou e abriu muitas frentes nos últimos anos. Persistência, teimosia, convicção talvez sejam os melhores adjetivos para caracterizar nosso trabalho. Estamos cumprindo quase 15 anos, mantendo uma Revista e a publicação regular de uma coleção de Cadernos sem precedentes, e ano a ano ampliando nossos projetos: os Destaques e Olhar Leitor, o Selo Emília, o Educativo e as parcerias que se renovam e se estreitam. E tudo isto fruto de trabalho – em boa medida voluntário – pautado em um forte compromisso com a formação de leitores críticos e “desobedientes”.

Novos projetos se mantêm, estaremos de novo com um estande na BCBF – Feira do livro infantil de Bolonha -, este ano com dezoito editoras expositoras e dois eventos na programação oficial. O Selo Emília, em parceria com a Solisluna, prepara boas surpresas de autoria de: Janine Durand e Luciana Gerbovic; Abdeljalil Akkari e MyleneSantiago; Felipe Munita, Jairo Buitrago e Rafael Yockteng, Evélio Cabrejo-Parra, entre outros.

Os Destaques e o Olhar Leitor finalmente se põem em dia! Começamos o ano com a publicação do Guia referente a 2023. No Educativo, os já anunciados cursos EAD e nosso curso de Especialização Leituras sem fronteiras – mediação e formação de leitores se preparam para sair às ruas. Aguardem, em breve, mais informações!

Sabemos que o trabalho com leitura e formação de leitores é miúdo, em pequena escala, não existe fórmula mágica e os tempos não são dos mais propícios. Todavia, sem perder isso de vista, acreditamos na importância de democratizar o acesso ao livro e à leitura literária, uma das portas possíveis, como meio, para o resgate civilizatório tão necessário hoje em dia, única garantia de um futuro para nossas infâncias.

Boa caminhada para nós!

Os editores

Compartilhe

Post Author

Autor

Artigos Relacionados

2023: Emília ganha o mundo

Sergio Fingermann

2021 – Um ano de realizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *