Estudos e pesquisas já comprovaram que ler, cantar, recitar para os bebês desde a gestação, pode trazer inúmeros benefícios, pois o feto é capaz de captar as vibrações emitidas identificando a emoção das palavras. O contato sonoro dos familiares com a criança, possibilita que os pequenos apreendam a musicalidade, o ritmo, a melodia da língua. Segundo Evélio Cabrejo Parra, do Departamento de Linguística da Universidade Paris 7, “As crianças são capazes de introjetar e interiorizar para incorporar ritmos e, precisamente, os adultos têm que saber que isso faz parte do alimento simbólico, necessário para a construção psicológica das crianças.” (confira a entrevista completa aqui).
Por entender a importância da leitura na primeira infância, a Revista Emília trouxe essa discussão em inúmeros artigos, entrevistas, publicações de seminários, livros de autores e pesquisadores de renome, como Maria Emília López, Patrícia Bohrer Pereira Leite, Yolanda Reyes, Lydia Hortélio e muitos outros. Para facilitar o acesso dos que estão em busca de conhecimentos sobre leitura na primeira infância apresentamos uma seleção de textos com seus links.
CADERNOS
Caderno 1
A emancipação dos bebês leitores
Maria Emilia Lopez
Publicado em 2018
Uma biblioteca para a infância Fabíola Farias
Patrícia Renó e Samuel Medina
Publicado em 2018
Ser daqui vindo de lá, ser de lá vivendo aqui: Narrativas e deslocamentos*
Patrícia Bohrer Pereira Leite
Publicado em 2018
No limiar da narração, linguagem e psiquê acordam
Marie-Claire Bruley | tradução de Marina Kahn
Publicado em 2018
SEMINÁRIOS – PUBLICAÇÕES
A pequena história dos bebês e dos livros
Sylvie Amiche, Zaima Hamnache, Aline Hébert- Mertrey e Tamara SeviTsky-Midéna, a partir da conversa com Evélio Cabreja-Parra e Marie Bonnafá
Tradução: Patrícia Bohrer Pereira Leite
Ed. Selo Emília
Publicado em 2017
Arte, Palavra e Leitura na 1a. Infância – 2018
Publicado em fevereiro de 2019
Breve ensaio sobre a palavra poética e a proteção simbólica da infância
Maria Emília López
A voz, a palavra e o brincar na 1ª. infância
Beatriz Sanjuan, Maria Emília López e Stela Barbieri
Rompendo paradigmas e semeando futuros leitores
Bel Santos Mayer, Lara Meana, Patrícia Diaz e Suzana Coutinho de Souza Cerveira
Um mundo aberto: a cultura na primeira infância
Maria Emília López, Patrícia Bohrer Pereira Leite, Yolanda Reyes e Dolores Prades
Arte, poesia e mundo digital na primeira infância
Issa Watanabe, Laura Teixeira, Lucas Ramada, Paloma Valdivia e Stela Barbieri
Quem cuida dos futuros leitores?
Inês Miret, José Castilho Marques Neto, Lorena Andrea Panche Veloza, Yolanda Reyes e Tereza Peres
Relatos de experiências: Pela construção de uma sociedade leitora
Dianne Cristine Rodrigues Melo – Itaú Cultural
Relatos de experiências: As crianças pequeninas e a literatura: Banhos de linguagem
Edi Fonseca – Laboratório Emília de Formação
Relatos de experiências: Formação de professores para formar leitores
Sandra Medrano – Comunidade Educativa Cedac
II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura: Leitura e escrita: lugares de fala e visibilidade – 2019
Publicado em 2020
O papel da das narrativas na construção do humano
José Miguel Wisnik
Conversas ao Pé da Página 1: A formação dos mediadores – 2011
Publicado em 2015
A leitura na primeira infância
Yolanda Reyes, Evélio Cabrejo-Parra e Patrícia Lacerda
Publicado em 2015
Engatinhando com as histórias: pais e filhos em práticas de leitura
Ariane Mieco Sagayama e José Roberto da Silva
Publicado em 2015
Conversas ao Pé da Página 2 – Crianças e Jovens no século XXI – leitores e leituras – 2012
Publicado em 2013
No caminho da leitura. A importância das palavras, das narrativas e do brincar na primeira infância
Lydia Hortélio, Yolanda Reyes e Patrícia Pereira Leite
Publicado em 2013
Infâncias e Histórias: cantigas de ninar, gestos, imagens, ritmos – transmissões culturais na primeira infância.
Isabel Kahn, Marie- Claire Bruley, Stela Barbieri e Patrícia Lacerda
Publicado em 2013
Infâncias e Juventudes com desafios
Claudia Vidigal, Tereza Villela e Beto Silva
Publicado em 2013
ENTREVISTAS
As crianças abordam os riscos melhor que nós…
Eva Martinez entrevista María Emília López
Publicado em 22 de fevereiro de 2019
Entrevista com Yolanda Reyes
Por Revista Emília
Publicado em 12 de setembro de 2012
Entrevista com Evélio Cabrejo-Parra
Por Gabriela Romeu
Publicado em 1 de setembro DE 2011
CRÍTICA/ RESENHAS
Um mundo aberto – Cultura e primeira infância
Maria Teresa Venceslau de Carvalho
Publicado em 25 de maio de 2019
Simples assim
Isabel Moreira Ferreira
Publicado em 9 de dezembro de 2019
LEITORES/ CULTURA DA INFÂNCIA
Da Narrativa ao Corpo – Como transportar o material da leitura para o sensorial?
Irene Monteiro
Publicado em 19 de Setembro de 2017
Ler histórias para os bebês?
Que história é essa?
Patrícia Pereira Leite
Publicado em 04 de Novembro de 2014
A literatura infantil ou cultura da infância
Beatriz Helena Robledo
Publicado em 20 de Outubro de 2012
Uma biblioteca na primeira infância
Dolores Prades
Publicado em 18 de Setembro de 2012
CRÍTICA
Livro tem idade?
Por Dolores Prades
Publicado em 15 de outubro de 2012
Livros sem idade
Por Dolores Prades
Publicado em 2 de outubro de 2012
Seleção realizada por Fernanda Glaessel Ramalho, Helô Pacheco e Lenice Bueno

Imagem: A pequena história dos bebês e dos livros