Primeira infância – Uma seleção

Estudos e pesquisas já comprovaram que ler, cantar, recitar para os bebês desde a gestação, pode trazer inúmeros benefícios, pois o feto é capaz de captar as vibrações emitidas identificando a emoção das palavras. O contato sonoro dos familiares com a criança, possibilita que os pequenos apreendam a musicalidade, o ritmo, a melodia da língua. Segundo Evélio Cabrejo Parra, do Departamento de Linguística da Universidade Paris 7, “As crianças são capazes de introjetar e interiorizar para incorporar ritmos e, precisamente, os adultos têm que saber que isso faz parte do alimento simbólico, necessário para a construção psicológica das crianças.” (confira a entrevista completa aqui).

Por entender a importância da leitura na primeira infância, a Revista Emília trouxe essa discussão em inúmeros artigos, entrevistas, publicações de seminários, livros de autores e pesquisadores de renome, como Maria Emília López, Patrícia Bohrer Pereira Leite, Yolanda Reyes, Lydia Hortélio e muitos outros. Para facilitar o acesso dos que estão em busca de conhecimentos sobre leitura na primeira infância apresentamos uma seleção de textos com seus links.

CADERNOS

Caderno 1
A emancipação dos bebês leitores
Maria Emilia Lopez
Publicado em 2018

Uma biblioteca para a infância Fabíola Farias
Patrícia Renó e Samuel Medina
Publicado em 2018

Ser daqui vindo de lá, ser de lá vivendo aqui: Narrativas e deslocamentos*
Patrícia Bohrer Pereira Leite
Publicado em 2018

No limiar da narração, linguagem e psiquê acordam
Marie-Claire Bruley | tradução de Marina Kahn
Publicado em 2018

SEMINÁRIOS – PUBLICAÇÕES

A pequena história dos bebês e dos livros
Sylvie Amiche, Zaima Hamnache, Aline Hébert- Mertrey e Tamara SeviTsky-Midéna, a partir da conversa com Evélio Cabreja-Parra e Marie Bonnafá
Tradução: Patrícia Bohrer Pereira Leite
Ed. Selo Emília
Publicado em 2017

Arte, Palavra e Leitura na 1a. Infância – 2018
Publicado em fevereiro de 2019

Breve ensaio sobre a palavra poética e a proteção simbólica da infância
Maria Emília López

A voz, a palavra e o brincar na 1ª. infância
Beatriz Sanjuan, Maria Emília López e Stela Barbieri

Rompendo paradigmas e semeando futuros leitores
Bel Santos Mayer, Lara Meana, Patrícia Diaz e Suzana Coutinho de Souza Cerveira

Um mundo aberto: a cultura na primeira infância
Maria Emília López, Patrícia Bohrer Pereira Leite, Yolanda Reyes e Dolores Prades

Arte, poesia e mundo digital na primeira infância
Issa Watanabe, Laura Teixeira, Lucas Ramada, Paloma Valdivia e Stela Barbieri

Quem cuida dos futuros leitores?
Inês Miret, José Castilho Marques Neto, Lorena Andrea Panche Veloza, Yolanda Reyes e Tereza Peres

Relatos de experiências: Pela construção de uma sociedade leitora
Dianne Cristine Rodrigues Melo – Itaú Cultural

Relatos de experiências: As crianças pequeninas e a literatura: Banhos de linguagem
Edi Fonseca – Laboratório Emília de Formação

Relatos de experiências: Formação de professores para formar leitores
Sandra Medrano – Comunidade Educativa Cedac

II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura: Leitura e escrita: lugares de fala e visibilidade – 2019
Publicado em 2020

O papel da das narrativas na construção do humano
José Miguel Wisnik

Conversas ao Pé da Página 1: A formação dos mediadores – 2011
Publicado em 2015

A leitura na primeira infância
Yolanda Reyes, Evélio Cabrejo-Parra e Patrícia Lacerda
Publicado em 2015

Engatinhando com as histórias: pais e filhos em práticas de leitura
Ariane Mieco Sagayama e José Roberto da Silva
Publicado em 2015

Conversas ao Pé da Página 2 – Crianças e Jovens no século XXI – leitores e leituras – 2012
Publicado em 2013

No caminho da leitura. A importância das palavras, das narrativas e do brincar na primeira infância
Lydia Hortélio, Yolanda Reyes e Patrícia Pereira Leite
Publicado em 2013

Infâncias e Histórias: cantigas de ninar, gestos, imagens, ritmos – transmissões culturais na primeira infância.
Isabel Kahn, Marie- Claire Bruley, Stela Barbieri e Patrícia Lacerda
Publicado em 2013

Infâncias e Juventudes com desafios
Claudia Vidigal, Tereza Villela e Beto Silva
Publicado em 2013

ENTREVISTAS

As crianças abordam os riscos melhor que nós…
Eva Martinez entrevista María Emília López
Publicado em 22 de fevereiro de 2019

Entrevista com Yolanda Reyes
Por Revista Emília
Publicado em 12 de setembro de 2012

Entrevista com Evélio Cabrejo-Parra
Por Gabriela Romeu
Publicado em 1 de setembro DE 2011

CRÍTICA/ RESENHAS

Um mundo aberto – Cultura e primeira infância
Maria Teresa Venceslau de Carvalho
Publicado em 25 de maio de 2019

Simples assim
Isabel Moreira Ferreira
Publicado em 9 de dezembro de 2019

LEITORES/ CULTURA DA INFÂNCIA

Da Narrativa ao Corpo – Como transportar o material da leitura para o sensorial?
Irene Monteiro
Publicado em 19 de Setembro de 2017

Ler histórias para os bebês?
Que história é essa?
Patrícia Pereira Leite
Publicado em 04 de Novembro de 2014

A literatura infantil ou cultura da infância
Beatriz Helena Robledo
Publicado em 20 de Outubro de 2012

Uma biblioteca na primeira infância
Dolores Prades
Publicado em 18 de Setembro de 2012

CRÍTICA

Livro tem idade?
Por Dolores Prades
Publicado em 15 de outubro de 2012

Livros sem idade
Por Dolores Prades
Publicado em 2 de outubro de 2012

Seleção realizada por Fernanda Glaessel Ramalho, Helô Pacheco e Lenice Bueno


Imagem: A pequena história dos bebês e dos livros


Compartilhe

Post Author

Autor

Artigos Relacionados

Espaços de experiências das crianças

A valorização simbólica da leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *