Quem desenha o mapa?

Literatura brasileira, circulação internacional e as engrenagens invisíveis da legitimação.

Fala-se cada vez mais sobre a internacionalização da literatura brasileira. O assunto aparece em feiras, artigos, mesas, catálogos, programas de tradução, debates institucionais. A pergunta costuma surgir quase sempre formulada do mesmo modo: como levar mais literatura brasileira para o mundo?

A questão é importante. Mas talvez precise ser deslocada. Antes de perguntar como a literatura brasileira pode circular mais, seria necessário perguntar quem decide o que circula, por quais caminhos, com quais apoios, sob quais chancelas e a partir de quais critérios de valor.

A literatura não viaja sozinha. Um livro dificilmente atravessa fronteiras apenas por força de sua qualidade estética. Entre a obra e seu leitor em outro país existe uma cadeia longa e sofisticada de mediações: editoras, agentes, tradutores, programas de apoio, feiras internacionais, universidades, críticos, curadores, prêmios, políticas públicas, bibliotecas, livrarias, redes pessoais, instituições culturais, consulados, fundações, festivais e plataformas de difusão. É nessa engrenagem que certos livros ganham mundo, enquanto outros permanecem restritos ao seu território de origem.

Reconhecer essa rede não diminui o mérito das obras que circulam, nem desqualifica quem constrói pontes. Ao contrário, talvez seja a única forma séria de pensar uma internacionalização menos automática, menos concentrada e mais aberta à diversidade real do campo literário brasileiro.

A dificuldade aparece quando a circulação de alguns autores passa a ser lida como prova de que um campo inteiro se internacionalizou. Há uma diferença decisiva entre a trajetória internacional de um autor, a presença internacional de uma editora, a exportação pontual de alguns catálogos e uma política ampla de circulação da literatura brasileira. São movimentos relacionados, mas não equivalentes. Um autor pode viajar muito, ser traduzido, premiado, convidado, reconhecido. Isso importa. Mas não significa, por si só, que o campo tenha se tornado mais aberto, mais diverso ou mais estruturado.

A trajetória internacional de um autor pode produzir prestígio, abrir portas, criar referências. A internacionalização de um campo exige outra ordem de trabalho: continuidade, estrutura, mediação, políticas de tradução, formação de leitores e condições para que muitos outros livros também possam circular.

No caso do livro ilustrado, essa discussão se torna ainda mais urgente. A literatura infantil e juvenil brasileira, especialmente em sua vertente visual, tem uma força estética reconhecida. Há décadas, autores, ilustradores e designers brasileiros constroem obras em que texto, imagem, ritmo, sequência, materialidade e projeto gráfico participam da narrativa. O livro ilustrado brasileiro não precisa ser visto apenas como um subgênero da literatura, nem como etapa preparatória para leitores em formação. Ele é uma das áreas em que o Brasil tem linguagem própria, invenção formal e capacidade real de diálogo internacional.

Mesmo assim, quando se fala da literatura brasileira fora do país, o centro da conversa muitas vezes permanece no romance adulto, na ficção literária de prestígio, nos autores já sancionados por universidades, grandes editoras, suplementos culturais e prêmios. O livro ilustrado entra como exceção, como nota lateral, como caso de sucesso isolado, quando poderia ocupar lugar muito mais estratégico numa política cultural internacional.

Para isso, seria preciso enfrentar uma pergunta incômoda: quem está autorizado a representar a literatura brasileira no exterior?

Essa pergunta não busca apontar culpados individuais. Ela pertence ao próprio funcionamento do campo literário. Pierre Bourdieu mostrou que o mundo da cultura se organiza por disputas de capital simbólico. Prestígio, prêmio, reconhecimento crítico, legitimação acadêmica, convite institucional, tradução, presença em feiras e circulação internacional não são elementos neutros. São formas de valor. E o valor, no campo cultural, é sempre produzido por relações.

Uma obra não nasce canônica. Ela se torna canônica por um processo de reconhecimento, repetição, circulação e consagração. Aparece em catálogos, entra em listas, recebe prêmios, é estudada em universidades, é convidada para feiras, é traduzida, é citada por críticos, é recomendada por mediadores, reaparece em novas edições. A cada etapa, o prestígio se acumula. Com o tempo, esse acúmulo passa a parecer natural. Aquilo que foi construído historicamente começa a aparecer como evidência.

É assim que o cânone se forma. E é assim que ele se conserva.

O cânone não é apenas uma lista de obras importantes. Ele também ordena o presente. Define o que merece atenção, leitura, tradução, investimento, permanência. Ao mesmo tempo, define aquilo que pode ficar de fora sem causar espanto. Toda seleção carrega uma exclusão.

Por isso, quando falamos de internacionalização, não estamos falando apenas de mercado externo. Estamos falando de poder simbólico. Estamos falando de quem desenha o mapa.

Esse mapa é desenhado por muitas mãos. Grandes editoras, agentes literários, feiras de direitos, programas de tradução, universidades estrangeiras, instituições de política cultural, prêmios internacionais, curadores, jornalistas, professores, bibliotecários e mediadores de leitura participam dessa cartografia. Nenhum desses atores age sozinho. Muitas vezes, nem sequer há uma intenção explícita de controle. O campo se reproduz também por hábitos, confiança, redes já existentes, nomes já testados, trajetórias consideradas seguras, repertórios compartilhados e critérios de gosto que parecem naturais, mas são socialmente formados.

É aí que a discussão se torna mais sutil. Não se trata de imaginar um grupo secreto decidindo quem entra e quem sai. O funcionamento é mais complexo e, justamente por isso, mais eficiente. As escolhas se fazem por afinidade estética, memória institucional, capital acumulado, relações de confiança, disponibilidade, idioma, presença em feiras, chancela editorial, prêmios anteriores, circulação prévia. O resultado pode ser a repetição dos mesmos nomes, dos mesmos perfis, das mesmas linguagens, dos mesmos centros de legitimação.

Parece mudança, mas muitas vezes é deslocamento de superfície. Mudam os países, mudam as feiras, mudam os eixos geográficos, mas os mecanismos de consagração permanecem bastante familiares.

A programação cultural, nesse sentido, é sempre uma forma de seleção. O que entra num catálogo, numa feira, num prêmio, numa mesa, numa política de tradução ou numa temporada de eventos nunca entra sozinho. Entra por meio de critérios, gostos, restrições materiais, calendários, oportunidades, relações, discursos estabelecidos e valores acumulados. A escolha de uma obra envolve também uma declaração sobre o que merece existir publicamente naquele momento.

Essa lógica aparece com clareza no campo musical, quando se discutem programações de orquestras, repertórios, homenagens, efemérides e temporadas. Mas ela vale igualmente para o livro. A cada seleção, o campo organiza seus próprios signos. Certas obras são escolhidas porque cabem em uma ideia prévia de excelência, tradição, atualidade, representatividade, risco calculado ou prestígio. Outras ficam de fora porque não encontram lugar nesse desenho. Aos poucos, a repetição dessas escolhas cria uma paisagem. Depois de algum tempo, essa paisagem passa a parecer natural.

É assim que o cânone opera: como memória e como filtro. Ele preserva, mas também restringe. Organiza o passado e, com isso, condiciona o presente. O cânone não é só aquilo que recebemos como herança. É também aquilo que continuamos autorizando a ocupar o centro.

A pergunta, então, não é apenas como chegar à Ásia, à África, à América Latina ou a qualquer outro território estratégico. A pergunta é que literatura brasileira queremos levar, por meio de quais estruturas e com que grau de abertura para a multiplicidade do país.

Essa conversa também precisa incluir o mercado. A circulação internacional envolve contratos, direitos autorais, tradução, distribuição, presença em livrarias, agentes, catálogos, investimento em promoção, participação em feiras, repertório visual, materiais de apresentação, capacidade de negociação e persistência. Fingir que o livro circula apenas por valor cultural seria ingenuidade. Mas reduzir a internacionalização ao mercado seria igualmente limitado.

O livro vive justamente nesse atrito: circula como objeto cultural e como produto, nasce de uma experiência íntima e depende de uma cadeia coletiva, entra no mercado, mas também pertence ao campo dos direitos culturais. No Brasil, essa dimensão pública é decisiva.

O campo do livro depende profundamente de políticas de leitura, bibliotecas, compras públicas, formação de mediadores, escola, programas de distribuição, prêmios, bolsas e ações institucionais. Criado em 2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura ganhou novo estatuto institucional com a Lei 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita e passou a prever a elaboração decenal do PNLL como instrumento de política pública permanente. A formação de leitores não é acessório. Sem leitores, a literatura vira um sistema de prestígio sem base social suficiente.

Internacionalizar a literatura brasileira sem fortalecer o leitor brasileiro seria uma contradição. O país precisa ser lido fora, mas também precisa se ler melhor por dentro.

Talvez esse seja o ponto mais difícil. Antes de perguntar apenas como exportar nossos livros, seria preciso perguntar que Brasil aparece nesses livros, quem tem acesso a eles, quem os publica, quem os lê, quem os compra, quem os medeia, quem os estuda, quem os traduz e quem os apresenta ao mundo.

A ideia de bibliodiversidade ajuda a deslocar a conversa. Não basta exportar alguns nomes consolidados e chamar isso de presença brasileira. Uma política real de internacionalização deveria considerar a pluralidade de regiões, linguagens, editoras, autores, ilustradores, povos, temas, suportes, formatos e tradições gráficas. Deveria olhar para grandes editoras e editoras independentes, para obras premiadas e obras invisíveis, para autores já traduzidos e autores que nunca chegaram a um catálogo internacional, para o romance, a poesia, a literatura indígena, a literatura negra, o livro ilustrado, o quadrinho, o ensaio, a literatura para crianças e jovens.

No caso específico do livro ilustrado, a bibliodiversidade passa também pela compreensão de que imagem não é ornamento. Projeto gráfico não é acabamento. Forma não é embalagem. Há obras em que a experiência literária acontece no modo como a página vira, no intervalo entre uma imagem e outra, na relação entre escala e corpo, no silêncio entre texto e desenho, no ritmo físico da leitura. Quando esses livros circulam internacionalmente, não levam apenas histórias brasileiras. Levam modos brasileiros de pensar o objeto livro.

Há aí valor cultural, econômico e político, porque a circulação internacional desses livros leva também uma maneira de pensar a infância, a imagem, a página e a própria experiência da leitura.

Para que esse valor se amplie, a circulação não pode depender apenas de casos individuais, trajetórias isoladas ou da boa vontade de alguns mediadores extraordinários. É preciso estrutura. Programas consistentes de tradução, catálogos bem construídos, presença contínua em feiras, formação de agentes especializados, apoio a editoras independentes, diálogo com universidades estrangeiras, redes latino-americanas, africanas e asiáticas, estratégias de direitos autorais, políticas de bibliotecas, investimento em formação de leitores e reconhecimento do livro ilustrado como linguagem central, não periférica.

Talvez a internacionalização da literatura brasileira precise ser pensada para além da lógica da vitrine. Mostrar livros é importante, mas o que sustenta uma presença duradoura é o ecossistema que permite a muitos deles circular, encontrar leitores, formar repertório e permanecer.

O desafio é construir um sistema em que mais livros possam circular, mais vozes possam aparecer e mais mediadores possam participar. Isso não significa negar a importância de autores já consagrados. Toda trajetória consistente resulta de trabalho, continuidade, relação, risco e construção. O problema aparece quando a força de alguns nomes passa a substituir a criação de condições para muitos outros.

Um campo maduro não precisa derrubar quem chegou. Precisa abrir caminhos para que a chegada de uns não impeça a circulação de outros.

Talvez a literatura brasileira esteja diante de uma oportunidade rara. O mundo editorial busca novos mapas. As relações Sul-Sul ganham interesse. Há leitores de português em universidades africanas. Há tradutores atentos em países asiáticos. Há editoras latino-americanas interessadas em palavra e imagem. Há artistas, professores, bibliotecários, pesquisadores e mediadores tentando criar pontes com poucos recursos e muita insistência.

Mas pontes não bastam. É preciso perguntar quem as financia, quem passa por elas, quem fica do outro lado esperando, quem nunca foi convidado a atravessar.

Olhar para as pontes é importante. Olhar para quem desenha o mapa é indispensável.

A literatura brasileira não precisa apenas chegar mais longe. Precisa chegar de outro modo. Com mais consciência de suas próprias estruturas, com mais atenção à formação de leitores, com mais generosidade institucional, com mais pluralidade estética, com mais abertura para o livro ilustrado como pensamento visual e literário, com mais coragem para discutir seus mecanismos de legitimação.

Porque, no fim, internacionalizar uma literatura não é apenas deslocar livros pelo mundo. É decidir que imagem de país, de língua, de infância, de leitura e de futuro será posta em circulação.

E essa decisão não deveria pertencer sempre às mesmas mãos.

Imagem: ilustração de Daniel Kondo para o livro Nós, a Gente (WMF, 2023)

Crédito da foto do autor: Jess Nolte

Compartilhe

Post Author

Autor

  • É autor, ilustrador e designer. Sua pesquisa nasce do encontro entre literatura, imagem, música e projeto gráfico, com atenção especial ao livro como objeto de leitura, ritmo, sequência e experiência visual. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2022, teve obras reconhecidas pela FNLIJ, pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio e pela Feira do Livro Infantil de Bolonha. Em seus livros e projetos, investiga modos de aproximar palavra, imagem, infância e pensamento gráfico.

Artigos Relacionados

As coisas de que não me lembro, sou: um privilégio

Conselhos de uma lagarta para ilustradoras e ilustradores